Rio Grande do Sul

ECONOMIA

Especialistas discutem impactos das mudanças tributárias

Realizado pelo Afocefe Sindicato, 20º Sefaz Debate analisa propostas como a taxação de grandes fortunas

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
A presidenta do Instituto Justiça Fiscal (IJF), Clair Maria Hickmann, participa do debate de forma online - Foto: Katia Marko

O 20º Sefaz Debate será realizado na quarta-feira (4), às 13h30, no auditório da Associação dos Auditores-Fiscais da Receita Municipal de Porto Alegre (AIAMU), na rua dos Andradas, 1234, 8º andar, Centro. A entrada é gratuita e aberta ao público. Interessados em participar devem realizar inscrição prévia no site do Afocefe Sindicato.

Criado em 1997 pelo Afocefe Sindicato, o Sefaz Debate pode ter a participação de profissionais de outras categorias. O encontro reúne especialistas e autoridades de todo o país para discutir temas relevantes para o desenvolvimento do Estado e formas de aprimorar a fiscalização e administração tributária.

Os impactos da reforma tributária e das leis orgânicas nos serviços públicos e o papel dos analistas tributários são as pautas centrais do debate. O encontro reunirá especialistas renomados para discutir e atualizar informações sobre as mudanças com a reforma, além de temas em disputa e construção, como a taxação de grandes fortunas.

“Buscamos discutir com a sociedade questões que ultrapassam o corporativo, sempre tentando relacionar as atribuições da categoria com o interesse público. Acreditamos que os assuntos da Secretaria da Fazenda devem ser acompanhados pela população para que seja possível discutir as políticas de Estado”, explica o presidente do Afocefe Sindicato, Alexandre Luzzi, sobre o Sefaz Debate.

Entre os palestrantes confirmados, estão a presidenta do Instituto Justiça Fiscal (IJF), Clair Maria Hickmann, também consultora do Fundo Monetário Internacional (FMI), o analista-tributário da Receita Federal Geraldo Seixas, o vice-presidente do Sindireceita e da Febrafisco, o economista e deputado federal Luiz Carlos Jorge Hauly (Podemos), autor de uma das Propostas de Emenda à Constituição (PEC) da reforma tributária; e a diretora do Departamento de Administração (Depad) da Secretaria da Fazenda do RS (Sefaz), Adriana Oliveira da Silva.

Palestrantes confirmados

Clair Maria Hickmann, gaúcha, auditora-fiscal da Receita Federal do Brasil aposentada. Especialista em Direito Tributário Internacional e Administração Tributária, é presidente do Instituto Justiça Fiscal (IJF) e consultora do Fundo Monetário Internacional (FMI) em administração tributária para países africanos de língua portuguesa.

Antônio Geraldo de Oliveira Seixas, de João Pessoa (PB), analista-tributário da Receita Federal. É vice-presidente do Sindicato Nacional dos Analistas Tributários da Receita Federal do Brasil (Sindireceita) e vice-presidente da Federação Brasileira de Sindicatos das Carreiras da Administração Tributária da União, dos Estados e do Distrito Federal (Febrafisco).

Luiz Carlos Jorge Hauly, economista e deputado federal eleito pelo Paraná (Podemos). É autor de uma das Propostas de Emenda à Constituição (PEC) da reforma tributária. Criou o Simples Nacional e a modalidade MEI. Integra a Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados. Foi duas vezes Secretário da Fazenda do Paraná.

Adriana Oliveira da Silva, diretora executiva do Departamento de Administração (Depad) da Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul (Sefaz). Servidora há 19 anos, atualmente é auditora-fiscal da Receita Estadual do RS. Psicóloga com experiência em Gestão Estratégica, Gestão de Pessoas, Saúde e Qualidade de Vida do servidor/a, é pós-graduada em Inovação e o Novo Setor Público.


Edição: Katia Marko