Rio Grande do Sul

Fé e Luta

Programa especial reúne artistas e lideranças vinculadas a Romaria da Terra do RS

Encontro foi realizado na residência de Antonio Gringo e Regina Wirtti, para 'afinar as vozes e os violões'

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Parte do grupo de músicos que participou da gravação do programa especial - Divulgação

Cerca de duas dezenas de artistas e lideranças vinculadas a algumas das organizações que integram a comissão responsável pela Romaria da Terra do RS se reuniram na última semana para gravar um programa especial. “Afinando as vozes e os violões para a Romaria” será apresentado em três horários nas redes sociais dos participantes, trazendo canções e reflexões a partir do tema “Reconstruir a Casa Comum com Fé, Esperança e Solidariedade”.

A 47ª edição da Romaria da Terra do RS será realizada em Arroio do Meio, no dia 4 de março (terça-feira, feriado de Carnaval), enquanto o programa especial será veiculado neste domingo (2). A produção tem objetivo de divulgar a romaria e apresentar para uma audiência ampliada os temas que serão objeto de reflexão na atividade.

"Aqui em casa a porta parece ter vida própria, porque ela sempre se abre para acolher estes companheiros e companheiras de jornadas, de lutas e de tantas romarias", registrou Regina Wirtti ao dar as boas vindas ao grupo que agitou a pacata localidade do Cafundó, interior de Estrela (RS), onde ela e o marido Antonio Gringo residem.

O time de músicos convidados para participar do programa reúne nomes históricos e representantes da nova geração, a começar pelos anfitriões Antonio Gringo e Regina Wirtti e contando com nomes como Sérgio Rosa, Jair Medeiros, Luiza e Luciana Bassegio, Ana e Clara Chittó, Andrei Oss-Emer e Ave Cantadeira. A apresentação ficou a cargo do poeta Odilon Ramos.

"Quem assistir ao programa vai notar um certo clima de Vida no Sul”, afirma Odilon Ramos, lembrando o programa que por quase dez anos foi produzido por algumas das pessoas que estavam ali presentes. “Quem sabe esse encontro não se torna uma sementinha para uma retomada?”, deixou a pergunta no ar.

Entre as lideranças convidadas a deixar seus depoimentos no programa, estão nomes como Dom Itacir Brassani (bispo de Santa Cruz do Sul), Frei Wilson Dallagnol (autor do livro Romarias da Terra no RS), Léia Chittó e Lari Hoftetter (Missão Sementes de Solidariedade), Maurício Queiroz e Oldi Jantsch (da Comissão Pastoral da Terra da diocese de Santa Cruz do Sul), padre Alex Kloppemburg (integrante da comissão pró-beatificação de Sepé Tiarajú), Dieni Berté Schwendler (assistente social), Luiz Antonio Pasinato (integrante da coordenação da CPT no RS), padre Alfonso Antoni (pároco de Arroio do Meio) e Frei Sérgio Görgen (diretor do Instituto Cultural Padre Josimo).

"Deixamos dois convites aqui, um primeiro para quem puder acompanhar em nossas redes o programa especial no próximo domingo, dia 2 de fevereiro, comentando e compartilhando a transmissão. Um segundo e mais importante, para que nos encontremos pessoalmente em Arroio do Meio no dia 4 de março, para a caminhada da Romaria da Terra no território atingido pela enchente e a grande celebração que será realizada na praça central de Arroio do Meio", assinala Frei Sérgio.

O programa será veiculado em três horários, por diferentes redes:

 8h: Facebook e Youtube da Comissão Pastoral da Terra, Cáritas e Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara.

10h: Facebook e Youtube da Romaria da Terra, programa Vida no Sul, Rede Josimo e Movimento dos Pequenos Agricultores.

14h: Facebook e Youtube da Rede Soberania e do Brasil de Fato RS.

Também será compartilhada uma versão compacta do programa através do Instagram das organizações envolvidas na produção do programa.


Edição: Katia Marko