Rio Grande do Sul

ARTE E CULTURA

Luana Maia faz show gratuito no projeto Ecarta Musical deste sábado (25)

Com banda, a artista traz o show 'Estilhaços e territórios em corpos'. A entrada é gratuita e o evento tem início às 18h

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Acompanhada dos músicos Denner Gomes, Paulo Santos e Bruno Coelho, a artista apresenta um repertório de músicas próprias - Divulgação Ecarta Musical

A musicista, cantora, multi-instrumentista e compositora porto-alegrense, Luana Maia se apresenta neste sábado (25), às 18h, no projeto Ecarta Musical. Acompanhada dos músicos Denner Gomes, Paulo Santos e Bruno Coelho, a artista apresenta o concerto Estilhaços e territórios em corpos, com um repertório de músicas próprias que promete trazer toda a potência de sua poesia, dores, amores, lutas e formas de (re)existir.

O espetáculo ocorrerá na Fundação Ecarta de Porto Alegre (RS) – Avenida João Pessoa, 943. A entrada é gratuita, mas é sugerida a doação de um quilo de arroz parboilizado para a Cozinha Solidária Ecarta. O show também terá transmissão ao vivo pelo Canal da Fundação Ecarta no Youtube.

Com uma sonoridade que mescla o tradicional ao contemporâneo com sotaques brasileiros, a artista reúne desde a milonga do Sul, ao litoral com samba, chegando ao Nordeste com a ciranda e o forró, misturando gêneros e instrumentos que dialogam sob diversas perspectivas musicais em âmbito nacional.

Ao entoar suas composições, ressignificadas pelas mudanças, Luana retrata em suas letras todo um contexto sociocultural, político e emocional, que tanto afeta seu ser subjetivo quanto o da realidade objetiva, projetando, através da reinvenção, intensidade, paixão e contestação.

Navegando com o público do sagrado ao profano, o repertório possibilita uma contação de história através da diversidade musical em oito composições: E Agora Aonde Estará, Eu Queria Falar de Amor, Cigana de Mim, João-de-Barro, Minha Conga, Canto da Tua Não Existência, Maré e Licença.

Luana Maia


A entrada para o show é gratuita, mas é sugerida a doação de um quilo de arroz parboilizado para a Cozinha Solidária Ecarta / Divulgação Ecarta Musical

Musicista, cantora, multi-instrumentista, compositora de Porto Alegre, licenciada em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Lançou em 2017 os singles Voa Mestre Moa Doce Mar (2018), Milonga da Dor (2020). É intérprete na música Descontrole (2021), Minha Conga (2022), Canto da tua Não Existência (2023).

Ela faz parte do Projeto Americanas (música latino-americana) e do grupo Água Ardente (samba).

Atuou como oficineira de música pelo Instituto Crescer, no Festival Energia em Jogo (2023). Atualmente, é professora e educadora musical de jovens em situação de vulnerabilidade na Orquestra Jovem do Theatro São Pedro, no Instituto Providência (Porto Alegre) e na Associação Beneficente Santa Zita de Lucca, como professora de canto coral. Em 2023 produziu seu primeiro espetáculo América que Canta, apresentando algumas de suas composições, no Teatro Carlos Carvalho, na Casa de Cultura Mario Quintana. Em 2024 participou da Noite dos Museus apresentando seu projeto autoral.

Atualmente está em parceria com o produtor musical André Moraes, criador da trilha sonora do renomado filme Lisbela e o Prisioneiro, para a produção de seu novo álbum.

Serviço

Luana Maia e banda apresentam o espetáculo Estilhaços e Territórios Em Corpos

Data: Sábado (25)

Horário: 18 horas

Entrada Gratuita – é sugerida a doação de um quilo de arroz parboilizado para a Cozinha Solidária Ecarta

Haverá transmissão ao vivo do show pelo Canal da Fundação Ecarta no Youtube

Local: Fundação Ecarta – Avenida João Pessoa, 943, Porto Alegre (RS)


Edição: Katia Marko