O prazo para restabelecimento da normalidade da coleta de lixo de Viamão (RS) pela empresa Brisa Transportes ainda não foi cumprida. A prestadora de serviço, que opera desde 19 de dezembro, em contratação emergencial de R$ 10 milhões, pela prefeitura, havia estabelecido o dia 5 de janeiro como data limite para regular o serviço, mas agora aponta a segunda quinzena de janeiro como novo termo.
Nesta segunda-feira (6), moradores continuam denunciando a falhas do serviço público. “As ruas continuam cheias de resíduos, bichos e um cheiro horrível por conta do acúmulo e o calor. Quando vieram não recolheram todo o lixo e não existe regularidade, não retornam. Pagamos taxa de coleta e o serviço não funciona há seis meses”, relata Rosane Fernandes, moradora do bairro Tarumã.
Casas domiciliares, escolas e estabelecimentos comerciais sofrem com a alta demanda do município que não é atendida desde novembro do ano passado. Alguns condomínios contrataram serviço particular para minimizar o problema, mas a zona rural é a que mais sofre com a situação crítica.
A Brisa Transportes ressalta que a quantidade acumulada de lixo exige, em tese, o dobro de veículos e funcionários previstos em licitação, além de mais tempo para a consolidação do serviço. “A dificuldade para estabelecer a normalização do serviço de coleta é o rebote do serviço que não foi prestado pela última prestadora, além do período de final de ano, onde se produz mais lixo. Sem dúvida, esse passivo gerado é o nosso maior problema hoje” aponta Vinicius Cardoso, diretor da Brisa Transportes.
O prefeito de Viamão, Rafael Bortoletti (PSDB), afirma que a nova empresa vem descumprindo o contrato assinado e operando com menos veículos que o combinado, gerando novo acúmulo de lixo. Em reunião com a empresa na última sexta (3), o chefe do Executivo municipal garantiu que vai colocar veículos à disposição da Brisa para assegurar o cumprimento do serviço e que a empresa se comprometeu a comprar quatro caminhões para qualificar a coleta. Os veículos devem chegar em Viamão nos próximos 10 dias. "Disponibilizamos três caminhões da para fazer a coleta em pontos mais frágeis da nossa cidade. Se for necessário, vamos colocar mais caminhões para coletar lixo. Peço um pouco mais de paciência para colocar em dia a coleta o mais rápido possível", afirmou o prefeito.
A partir desta segunda (6), o cronograma da coleta de lixo será divulgado diariamente nas redes sociais da prefeitura, para que as pessoas tenham segurança de que, naquele dia, naquele horário, o caminhão da coleta vai passar nos bairros mencionados.
Entenda o caso
Desde a privatização do serviço, a coleta de lixo em Viamão começou a apresentar falhas na frequência do recolhimento. Em julho de 2024, moradores começaram a relatar ainda mais demora para a retirada dos resíduos, resultando em acúmulo de rejeitos nas ruas. A empresa que fazia a coleta desde de 2022 era a Coleturb. Com isso, em novembro, a prefeitura anunciou que iria rescindir o contrato com a Coleturb. Nesse período, conforme a população, o serviço ficou ainda mais precário.
Edição: Vivian Virissimo