Rio Grande do Sul

convalescença

'Pepe' Mujica se recupera após cirurgia de câncer de esôfago

Doença foi diagnosticada em maio; ex-presidente uruguaio deve passar final de semana no hospital

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Mujica continuará a ser alimentar por via oral - Cena de O Sonho de Pepe

A recuperação do ex-presidente uruguaio José "Pepe" Mujica, de 89 anos, ocorre de forma tranquila após cirurgia bem-sucedida relacionada ao seu câncer de esôfago, disse sua médica, Raquel Pannone, nesta sexta-feira (27).

"Agora ele está calmo, está tranquilo" e permanecerá hospitalizado durante o fim de semana "até que esteja melhor" e possa "retornar para casa", disse Pannone a jornalistas.

Ex-guerrilheiro, presidente do Uruguai de 2010 a 2015 e uma das figuras mais emblemáticas da esquerda na América Latina, Mujica está em recuperação após tratamento contra um câncer de esôfago diagnosticado em maio deste ano.

Pannone explicou que uma endoscopia realizada na segunda-feira mostrou que o esôfago de Mujica havia se estreitado, o que "dificultava a ingestão de alimentos por via oral".

Durante a cirurgia, realizada em um hospital de Montevidéu, foi colocado um stent no esôfago, um dispositivo metálico que se adere às paredes do tubo digestivo e se autoexpande para permitir a passagem de alimentos.

"Isto permitirá que ele continue se alimentando por via oral, recebendo a comida como vinha recebendo até agora e mantendo sua recuperação em casa", afirmou a médica.

"Espero que ele evolua bem", acrescentou.

Mujica, que passou 13 anos preso em condições desumanas, grande parte durante a ditadura militar (1973-1985), celebrou em novembro a vitória de seu aliado Yamandú Orsi nas eleições presidenciais do Uruguai pelo partido de esquerda Frente Ampla.


Edição: AFP