A educadora ambiental, bióloga e mestre em Educação Ananda Nocchi realiza neste sábado (21), na Feira Ecológica do Bom Fim, o evento Vivências com a natureza para crianças. A ação que acontece das 9h30 às 12h30, tem como objetivo estimular o contado das crianças com a natureza. A atividade acontecerá na Avenida José Bonifácio, em Porto Alegre, no trecho entre as ruas Vieira de Castro e Santa Terezinha.
“Vou selecionar atividades que irão conectar as crianças com a natureza, conhecendo e se encantando com suas belezas, aprendendo a amá-la naturalmente através do brincar e, em consequência, a viver em harmonia com o planeta Terra”, adianta Ananda.
A educadora há 10 anos atua no segmento com o projeto o Despertar Vivências Ecológicas. A iniciativa já atendeu mais de 1,5 mil crianças, 400 educadores, 50 jovens e 40 escolas.
Para a atividade deste sábado serão utilizados materiais como flores, pedras, sementes, gravetos etc., que estarão à disposição na feira ou serão coletados junto com Ananda no trecho de areia do Parque da Redenção localizado junto às bancas.
“Quem convive com crianças provavelmente já se deparou com a cena: eles estão rodeados de brinquedos coloridos, pomposos, fabricados, geralmente, de plástico, mas se interessam mesmo por um pote vazio de uma embalagem qualquer ou, quando estão na rua, por galhos, paus e pedras, coletados em áreas verdes, e que viram a diversão do passeio ou caminhada”, destacam os organizadores da feira.
Além desta atividade, haverá um espaço chamado Trocas e desapegos natalinos, onde crianças poderão depositar em uma caixa algum brinquedo ou livro infantil em bom estado que não usem mais e levar outro em troca para casa. O ponto de coleta e permuta será entre as bancas 178 e 180, respectivamente da Viva Juçara (açaí do Leo) e Orgânicos Etter.
A ideia é para que o espaço sirva como estímulo para gerar reflexões necessárias sobre a relação com o consumismo e a infância, que geralmente associa felicidade ao ter.
Edição: Katia Marko