A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia realizou uma sessão solene em homenagem aos 25 anos da Fundação de Cinema do RS (Fundacine), no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, na última quarta-feira (18).
A Fundacine nasceu para ser um agente articulador e promotor de propostas e ações de relevância estratégica e política para desenvolver o setor cinematográfico e a cadeia produtiva do audiovisual. No ano 2000 a Fundacine marcou a reinserção do cinema na agenda política do país quando realizou o 3º Congresso Brasileiro de Cinema, passo que contribuiu, mais adiante, para a fundação da Ancine.
Em 2001, o projeto Roda Cine, criado em parceria com a RGE e Governo do Estado - exibia uma unidade itinerante de projeção equipada com tela e sistema de som e foi responsável por levar a produção contemporânea do cinema brasileiro ao interior do estado.
Também em parceria, agora com a Prefeitura de Porto Alegre, no ano de 2003, a Fundação executou o projeto de restauração do Cine Capitólio - que reinaugurou sua cinemateca em 2015 e tornou-se desde então um dos templos do cinema gaúcho. Desde sua fundação, a Fundacine marca presença em diversos eventos importantes do setor.
Recentemente, a Ação Audiovisual RS foi uma campanha emergencial que através do contato com o Ministério da Cultura e o apoio da Netflix buscou apoiar o setor audiovisual, cinematográfico e televisivo do estado após as ocorrências das enchentes de maio de 2024.
Durante a solenidade, discursaram a Deputada Sofia Cavedon, proponente do ato, que ressaltou diversas iniciativas onde a Fundacine atuou. O ato ainda teve falas do ator, cineasta e fundador da Fundacine,Werner Schünemann, de Paolla Malmann, coordenadora de Projetos da Fundacine e Beto Rodrigues, diretor e presidente da fundação.
Werner relembrou as motivações de criar a Fundacine, destacando a necessidade de investimentos à longo prazo para que se possa colher frutos nas produções do Estado, e apontou momentos significativos da história da fundação, que contribíiram com a valorização da cena audiovisual gaúcha, com o aumento significativo das produções locais e com o alcance do nosso cinema nas regiões do interior do estado.
Para Beto Rodrigues, atual presidente da Fundacine, foi importante ressaltar as dificuldades pelas quais a Fundação e o Estado passaram nos últimos tempos, pontuando que a Fundacine é uma criação única no país.
Paola, coordenadora de projetos da Fundação, reforçou o compromisso da Fundação de continuar contribuindo com a expansão do cinema gaúcho frente ao cenário nacional e internacional, sem esquecer de disseminar a cultura cinematográfica pelo interior, onde essa arte ainda é inacessível. A cerimônia na íntegra pode ser vista no canal do YouTube da Assembleia Legislativa.
Edição: Katia Marko