Rio Grande do Sul

CINEMA

Filmes em cartaz no CineBancários trazem a temática ambiental

Os documentários 'Povo da Floresta' e 'De quanta Terra Precisa o Homem?' estreiam nesta quinta (12) no CineBancários

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Em celebração aos 80 anos de Chico Mendes o CineBancários organizou uma programação com temática ambiental - Google Image Maps

Em celebração aos 80 anos de Chico Mendes, ambientalista, sindicalista, seringueiro e símbolo da luta pela preservação da Amazônia, o CineBancários (Rua General Câmara, 424 – Centro – Porto Alegre) organizou uma programação com temática ambiental. Os documentários Povo da Floresta e De quanta Terra Precisa o Homem? estreiam nesta quinta (12) nas sessões das 15h e 19h.


Os documentários Povo da Floresta e De quanta Terra Precisa o Homem? estreiam nesta quinta (12) no CineBancários / Divulgação

Povo da Floresta

O documentário, dirigido por Rafa Calil, apresenta a rica história da comunidade seringueira e a jornada cativante de Chico Mendes e da comunidade do Seringal Cachoeira. O filme permanece não apenas como um registro visual poderoso, mas como uma peça fundamental na discussão global sobre sustentabilidade, justiça social e respeito pela natureza.

Desde sua estreia na Mostra Amazônia, o filme conquistou o coração do público e críticos ao redor do mundo, culminando em um prestigioso prêmio de "Melhor Filme" no Festival Internacional de Cine Austral (FICA), sediado na Argentina. Povo da Floresta tem sido elogiado por sua narrativa envolvente que destaca o legado do ambientalista na Reserva Extrativista Chico Mendes, no Seringal Cachoeira.

De Quanta Terra Precisa O Homem?

Pode o capitalismo ser humanizado? Pode o capitalismo ser reformado por dentro sem transformações radicais na esfera social? São esses e outros questionamentos que o filme aborda com tanta sensibilidade.

O documentário sobre a operação de apoio à produção agrícola do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) é realizado pelo Instituto Conhecimento Liberta (ICL) com direção do historiador Adilson Inácio Mendes e nomes como Luiz Gonzaga Belluzzo, Leda Paulani, Eduardo Moreira, Ciro Gomes, João Pedro Stédile, Luiz Inácio Lula da Silva, Mirian Manfron e Tainara Aschi entre os entrevistados do filme. 

A narrativa central é o encontro improvável de um ex-banqueiro com o principal movimento social da América Latina. A singularidade da travessia de Eduardo Moreira, sua guinada ética e política, permite a formulação de uma operação no mercado financeiro capaz de revolucionar a produção agrícola do MST e servir de modelo a outras iniciativas populares.

Programação Especial

No dia 18, às 19h, o cinema exibe, com entrada gratuita, o filme Um Corpo Só, de Cacá Nazário, documentário com elementos de ficção, teatro e delírio que acompanha a trajetória da Tribo de Atuadores Oi Nóis Aqui Traveiz.

O que começa como um registro da produção teatral do grupo acaba tornando-se uma investigação acerca dos limites estéticos e éticos, em que o limiar entre a vida e a arte, a ficção e a realidade, o íntimo e o político é borrado pela possibilidade de entender a imaginação criadora como ferramenta de resistência.

Programação CineBancários de 12 a 18 de dezembro

Estreias

POVO DA FLORESTA, 15h

Brasil/ Documentário/ 2023/ 80 min.

Direção: Rafa Calil

DE QUANTA TERRA PRECISA O HOMEM?, 19h

Brasil/Documentário/ 2022/ 74 min.

Direção: Adilson Mendes

Sessão Especial, dia 18 de dezembro, com entrada franca

UM CORPO SÓ, 19h

Brasil/ Documentário com elementos de ficção/ 105 min.

Direção: Cacá Nazario


Edição: Katia Marko