Rio Grande do Sul

FÉ EM MARCHA

47ª Romaria da Terra do RS será realizada em Arroio do Meio, na Diocese de Santa Cruz do Sul

CPT e o bispo de Santa Cruz do Sul, Dom Itacir Brassiani, confirmaram a data e o local nesta quinta-feira (5)

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Documento foi compartilhado quinta-feira (5) e já circula nas redes sociais - Divulgação

Depois de alguns meses de espera e muita conversa entre representantes da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e representantes da Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no RS, foi confirmada a data e local da 47ª Romaria da Terra no RS. A atividade que congrega espiritualidade e forte presença de reflexão social a respeito das pautas e lutas do povo será no dia 4 de março de 2025, terça-feira de Carnaval, em Arroio do Meio, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, integrante da Diocese de Santa Cruz do Sul.

Uma nota conjunta assinada pela CPT, Diocese e CNBB/Sul3 foi publicada no final desta quinta-feira (5) e compartilhada via redes sociais por lideranças e organizações vinculadas à atividade, entre elas o bispo de Santa Cruz do Sul, Dom Itacir Brassiani.

Desde o início dos debates a respeito da escolha do local era consenso entre os membros da CPT local. Eles defendem que a atividade ocorra no território atingido pela tragédia socioambiental das enchentes de maio. Arroio do Meio – localizado às margens do Rio Taquari – foi um dos municípios mais atingidos, tanto nas enchentes do ano passado, quanto na ocorrência de maio deste ano. A nota, intitulada A Boa Nova da 47ª Romaria da Terra explica a escolha do local:

"A Romaria da Terra será um momento de fortalecer a fé e a esperança junto com as pessoas, grupos e organizações que atuaram solidariamente e com as pessoas, famílias e comunidades que continuam sofrendo as consequências da crise climática. Este é um momento de caminharmos ao lado de muitas irmãs e irmãos, peregrinos da esperança. Queremos confirmar nosso compromisso com a Ecologia Integral, diante da crise climática, reafirmando que 'toda a Terra a Deus pertence' (Lv 25,23).

Está prevista para a próxima sexta-feira (13), no Seminário de Arroio do Meio, uma reunião ampliada em preparação à 47ª Romaria da Terra. A CPT já deu início aos trabalhos de mobilização e chamamento aos romeiros e romeiras de todas as regiões do RS, avisando que "podem começar a organizar as caravanas e se preparar para celebrar juntos a Romaria da Terra".

Repercussão

Desde a posse de Dom Itacir Brassiani havia por parte dos romeiros e romeiras uma forte expectativa pela confirmação da Romaria da Terra na Diocese de Santa Cruz do Sul. Para eles o fato de o novo bispo ter se dirigido antes da posse até o território atingido e recolhido madeira da enchente para mandar confeccionar o seu báculo (cajado) foi um ato profético. A forte identificação do líder espiritual da diocese com as causas do povo mais simples é destacada ao longo de toda sua vida religiosa.

Outro fato que reforçava a proposição da Diocese de Santa Cruz do Sul sediar a Romaria da Terra foi a manifestação de apoio formalizada pelas 23 organizações que compõem a Missão Sementes de Solidariedade e que estão atuando com forte presença de voluntariado junto aos pequenos agricultores e agricultoras de matriz familiar e camponesa atingidos pelas enchentes. A expectativa é que a Missão mobilize um grande número de voluntários e voluntárias para ajudar a compor as equipes de apoio da Romaria.

Simbolismo

Incansável nos trabalhos de socorro às vítimas das enchentes e na acolhida aos voluntários – que variavam desde representantes de movimentos sociais e organizações populares até forças de segurança e o próprio Exército Brasileiro – o pároco de Arroio do Meio, padre Alfonso Antoni, tem agora um novo desafio pela frente: coordenar os trabalhos de organização desta que promete ser uma das maiores e mais simbólicas Romarias da Terra dos últimos anos.


Edição: Katia Marko