Rio Grande do Sul

ARTES PLÁSTICAS

Exposição ‘Vitório Gheno - Pequeno Acervo do Artista’ estreia neste sábado (7) em Porto Alegre

Mostra gratuita vai até 21 de dezembro na Galeria Nieto e celebra 50 anos da amizade do artista com o fundador do espaço

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
A exposição inclui cerca de 20 obras que abrangem diversas temáticas exploradas pelo artista ao longo da última década - Divulgação

A exposição Vitório Gheno – Pequeno Acervo do Artista será aberta neste sábado (7), na Galeria Nieto, Avenida Lucas de Oliveira, 432, em Porto Alegre. A mostra é uma homenagem que celebra 50 anos de amizade entre o artista plástico e Oscar Nieto. Oscar é fundador, há cerca de quatro décadas, do espaço e do Atelier de Molduras. É neste local que Vitório emoldura suas obras há anos. A amizade entre Gheno e Nieto remonta aos tempos do Hotel Laje de Pedra, inaugurado em 1976, quando Gheno assinou o projeto de decoração de todo o local.

A exposição é gratuita e fica aberta para o público até 21 de dezembro. Ela inclui cerca de 20 obras que abrangem diversas temáticas exploradas pelo artista ao longo da última década, todas com histórias singulares. Segundo Nádia Raupp Meucci, responsável pela curadoria da exposição e autora do livro Gheno Artista Plástico, a ideia surgiu a partir do pedido do próprio artista, que desejava realizar uma mostra em homenagem ao amigo.


Vitório Gheno de boné e Oscar Nieto à direita / Divulgação

Além de exaltar a longa parceria, a exposição também procura oferecer o trabalho de Gheno para a comercialização, proporcionando aos admiradores da arte a oportunidade de adquirir peças originais e únicas em um momento especial, perto das festividades de Natal. Gheno é conhecido por não acumular quadros em seu atelier.

Pequeno Acervo de Vitório Gheno

Segundo Nádia, para a curadoria da exposição não houve grandes desafios. Ela acompanha o trabalho de Gheno desde 1995, pesquisando sua obra a partir dos anos 1940, sendo a maior conhecedora de sua trajetória artística, atualmente.

Dono de um traço firme, leve e elegante, mestre das cores e formas, a obra de Vitório Gheno é marcada pela inquietação permanente do artista em torno de variados temas, principalmente os que envolvem o cotidiano das cidades. 


Filas Urbanas de Vitório Gheno / Divulgação

Vitório Gheno

Vitório Gheno é artista plástico, ilustrador, aquarelista, gravador, designer de mobiliário, decorador especializado em hotelaria, entre outras atividades que exerceu ao longo de sua carreira artística. Nasceu em Muçum (RS), em 1923, e vive em Porto Alegre desde os quatro anos de idade. Com uma carreira que se estende por mais de oito décadas, Gheno se consolidou como um dos nomes mais importantes da história das artes plásticas do Rio Grande do Sul.

Ele começou a pintar ainda jovem. Em 1938, com 14 anos, já trabalhava na seção de desenho da Livraria do Globo e como ilustrador da Revista do Globo, ao lado de grandes nomes da cena artística gaúcha. Depois de morar em Buenos Aires, de 1945 a 1947, e em Paris, de 1950 a 1951, voltou ao Brasil, radicando-se no Rio de Janeiro como diretor de arte da agência de publicidade McCann Erikson do Brasil, onde permaneceu até o fim dos anos 1950.

Durante sua carreira, Gheno esteve presente em diversas exposições individuais no país e no exterior. Assinou diferentes projetos de decoração de grandes redes hoteleiras brasileiras, como a Rede Tropical de Hotéis, da antiga Varig e Rede Plaza de Hotéis.


Cores em Movimento de Vitório Gheno / Divulgação

Em 2006, após 11 anos de pesquisa, Nádia Raupp Meucci lançou o livro Gheno Artista Plástico que reúne uma ampla seleção de obras do artista. O lançamento foi um marco na carreira de Gheno, com uma cerimônia realizada no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs), que contou com grande público e destaque da crítica especializada.

Além de sua produção artística, Vitório Gheno também esteve envolvido em importantes projetos de arte pública e decoração de espaços, como os gigantes mosaicos de vidro representando a Baixada e a Arena do Grêmio, no novo estádio do Humaitá, criado pelo artista especialmente para o seu clube. A arte e o Grêmio são suas grandes paixões. Hoje, Gheno segue ativo em seu ateliê, dedicando-se à criação de novas obras e mantendo um olhar atento às novas possibilidades que a arte oferece.


Metrópoles de Vitório Gheno / Divulgação

Serviço

Exposição Vitório Gheno – Pequeno Acervo do Artista

Abertura: sábado (7), das 11h às 14h

Visitação até 21 de dezembro  - de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 19h e sábado das 10h às 14h

Local: Galeria Nieto - Avenida Lucas de Oliveira, 432, Porto Alegre (RS)

Entrada Gratuita


Edição: Katia Marko