A cidade de Salvador, Bahia, sedia entre os dias 3 e 6 de dezembro, o IV Encontro Nacional das Mulheres Camponesas, com o tema “Abastecer, Lutar, Construir o Projeto Popular!”. Organizado pelo Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), o evento acontece na Escola Parque Anísio Teixeira. O encontro reúne mais de mil mulheres camponesas de diversas regiões do Brasil e de outros países. O Brasil de Fato RS foi convidado para fazer a cobertura.
Conforme ressalta as organizadoras o IV encontro será um marco para renovar o compromisso político das mulheres camponesas em continuar a luta pela transformação social e pela construção de um projeto popular.
“Queremos discutir as condições que o Estado brasileiro tem oferecido à agricultura camponesa e como ele mede a importância das mulheres nesse processo de produção e distribuição de alimentos”, destaca Jeiéli Reis, integrante do Coletivo de Gênero do MPA.
A programação do encontro conta com atividades culturais e místicas, além de debates sobre temas que tratam da realidade das mulheres no campo. Em cada dia do evento a abertura terá uma mística de cada região, começando com a região Nordeste, seguida da região Sul, Sudeste e encerrando com a região Amazônica.
Destaques da programação
A celebração teve início com a mesa política de abertura, com Jeiéli Reis e Denilva Araújo, ambas do MPA, seguida de fala de convidadas/os, parceiras/os e apoiadores. Na sequência a mesa de análise de conjuntura, com Sônia Mara do Movimento dos Atingidos por Barragem, a médica pediatra Aleida Guevara e Lelia Santana do MPA.
Também nesta terça-feira (3) aconteceu a abertura da Feira Camponesa com produtos das mulheres do movimento, que apresentam a diversidade e riqueza da produção artesanal e agroecológica do campo.
Já na quarta-feira (4), haverá a mesa principal, que abordará o “Feminismo Camponês e Popular”. Será um espaço essencial para a reflexão sobre as conquistas, desafios e os próximos passos das mulheres camponesas no Brasil. Assim como o lançamento do livro A Questão Agrária no Capitalismo Dependente: Elementos da Questão Social e a Resistência do Campesinato Brasileiro, resultado da tese de doutoramento da autora, Letícia Chimini.
Na quinta-feira (5) acontecerá a mesa: as mulheres e a construção do poder popular, com Luz Angela Rojas, do Congreso de los pueblos, e Jucilene Xavier (MPA), e no final da manhã o lançamento do II Congresso Nacional do MPA.
O encontro termina na sexta-feira (6) com o debate sobre o papel das mulheres na produção de alimentos, com Glaucia Nascimento, do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto, e Isabel Ramalho, do MPA e o encerramento com a troca de sementes e o ato de solidariedade.
Edição: Katia Marko