A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) entregou, neste sábado (30), 550 kits de alimentos para cozinhas solidárias que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade desde o período das enchentes.
A ação se concentrou na Cozinha Solidária da Azenha, mantida pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST). A iniciativa faz parte das ações de combate à fome do Governo Federal.
O presidente da Conab, Edegar Pretto, participou também da distribuição das marmitas ao público atendido pela iniciativa na Praça Princesa Isabel.
“Ao todo, são 12,4 milhões investidos pelo Governo Federal, através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), para cozinhas solidárias do Rio Grande do Sul. É renda para quem produz e comida para quem precisa”, destaca Pretto.
Cada kit tem 16 quilos e é composto de arroz orgânico, feijão, farinha de milho e macarrão. Esses alimentos vão ajudar a garantir o preparo de cerca de 5 mil refeições diárias que são distribuídas por quatro cozinhas solidárias: Azenha, Irmãos Maristas, Nosso Senhor do Bom Fim e Lami.
“Essa iniciativa da Conab é fundamental para que a gente tenha segurança dentro da cozinha e possa se preocupar mais com o trabalho do que com a busca de alimentos. As cozinhas solidárias, junto com a Conab e a agricultura familiar, têm sido muito importantes no combate à fome”, ressalta Fernando Campos, coordenador da Cozinha Solidária da Azenha.
A Conab comprou os alimentos diretamente da agricultura familiar gaúcha, por meio do PAA, contemplando cinco cooperativas de Paulo Bento, Erechim, Viamão, Eldorado do Sul e Frederico Westphalen. Ao todo, serão entregues 61.500 kits de alimentos, além de proteína animal. A operação é da Conab, com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome (MDS).
Edição: Katia Marko