O advogado Leonardo Lamachia, da chapa OAB Mais, venceu as eleições da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Rio Grande do Sul (OAB/RS) para o triênio 2025-2027. O pleito, realizado na sexta-feira (22), ocorreu de forma totalmente on-line, mas contou com seções eleitorais em Porto Alegre e no interior do estado para apoio presencial à advocacia. As subseções gaúchas também elegeram as suas respectivas diretorias.
O pleito de 2024 teve a participação de 52.857 advogados e advogadas. Leonardo Lamachia recebeu 38.070 votos (77% dos votos válidos). Paulo Torelly, representante da chapa Somos Tod@s OAB – Muda OAB/RS, recebeu 11.439 votos (23% dos votos válidos). Confira o resultado.
Também compõem a chapa eleita, formada em sua maioria por mulheres: Claridê Chitolina Taffarel (vice-presidente), Ana Lúcia Piccoli (secretária-geral), Regina Soares (secretária-geral adjunta) e Jorge Fara (tesoureiro), além de conselheiros (federais e estaduais) e da diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul (CAARS), liderada pela advogada Neusa Bastos. O mandato da chapa eleita será vigente entre 1° de janeiro de 2025 e 31 de dezembro de 2027.
Lamachia manifestou sua gratidão à advocacia gaúcha pela confiança para seguir na presidência da Ordem. “Agradeço profundamente a cada advogada e advogado pelo reconhecimento do nosso trabalho e esforço. Tenho plena consciência dos desafios que a advocacia enfrenta diariamente, e é por isso que essa votação reforça a legitimidade necessária para seguirmos lutando, avançando e realizando ainda mais. Juntos, seguimos firmes em defesa da nossa profissão e da sociedade”, afirmou.
Edição: Katia Marko