A deputada federal Erika Hilton (Psol-SP) anunciou nesta quarta-feira (13) que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) pelo fim da escala de trabalho 6×1 angariou o apoio de quase 200 parlamentares. Com isso, a PEC ultrapassa o número de assinaturas necessárias para começar a tramitar na Câmara dos Deputados. Até a publicação desta matéria, a PEC totalizava 194 assinaturas.
Segundo o último levantamento informado, onze deputados federais eleitos pelo Rio Grande do Sul assinaram a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) pelo fim da escala de trabalho 6×1.
Entre os deputados do estado, parlamentares do PT, do PCdoB e do PSOL foram os primeiros a endossar a tramitação da PEC. São eles: Alexandre Lindenmeyer (PT), Bohn Gass (PT), Daiana Santos (PCdoB), Denise Pessôa (PT), Marcon (PT), Maria do Rosário (PT), Reginete Bispo (PT) e Fernanda Melchionna (PSOL).
De terça-feira para quarta-feira, dois deputados do PDT e um do PSB também passaram a apoiar a tramitação da proposta: Pompeo de Mattos (PDT), Afonso Motta (PDT) e Heitor Schuch (PSB-RS).
Entre os partidos que não assinaram a PEC, estão Cidadania (1 deputado), MDB (3 deputados), Novo (1 deputado), PL (5 deputados), Podemos (1 deputado), PP (3 deputados), PSD (1 deputado) e PSDB (2 deputados), Republicanos (2 deputados) e União Brasil (1 deputado).
Para o feriado desta sexta-feira (15), está marcada uma mobilização pelo fim da escala 6×1. Em Porto Alegre, a concentração será às 15h na Usina do Gasômetro.
Edição: Vivian Virissimo