Rio Grande do Sul

CULTURA

Arte, sustentabilidade e celebração são o foco da agenda cultural do Vila Flores neste final de semana

Os eventos são abertos ao público e acontecem sexta-feira (08), no Goethe-Institut e domingo (10) no Vila Flores

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Final de semana de atividades culturais no Vila Flores - Arquivo Vila Flores

A Associação Cultural Vila Flores em parceria com o Goethe-Institut e a Virada Sustentável de Porto Alegre promovem dois eventos culturais neste final de semana. Na sexta-feira (08), às 19h, no Goethe-Institut (rua 24 de Outubro, 112) acontece o espetáculo teatral “Solo Fértil - Canção para o Povo em Pé” e pré-lançamento do Várzea Lab, o mais novo projeto do Vila Flores. No domingo (10), das 13h às 20h, será realizada a 7ª edição do Festival da Primavera no Vila Flores (rua São Carlos, 753). O festival tem uma programação intensa com roda de samba, show de MPB, peça teatral infantil, performance circense, oficinas artísticas e feira criativa. Todas as atividades têm entrada gratuita.

 


Espetáculo “Solo Fértil - Canção para o Povo em Pé” / Arquivo Vila Flores

Pré-lançamento do Várzea Lab

O teatro documentário ficcionalizado “Solo Fértil - Canção para o Povo em Pé” vai abrir o pré-lançamento do Vázea Lab. A peça narra a história real de 15 árvores condenadas ao corte em 2013 em Porto Alegre. O espetáculo tem texto e atuação de Júlia Ludwig, música ao vivo de Duda Cunha e direção cênica de Adriano Basegio. A duração é de 50 minutos.

A apresentação será seguida de uma roda de conversa com com a participação da bióloga Lara Lutzenberger, de Júlia Caon, coordenadora da Virada Sustentável Porto Alegre, e de Aline Bueno e Antonia Wallig, gestoras e co-fundadoras do Vila Flores.


Evento cultural no Vila Flores / Arquivo Vila Flores

Festival da Primavera

A 7ª edição do Festival da Primavera no Vila Flores recebe o público no pátio do centro cultural com uma programação para todas as idades. O evento inicia às 13h e encerra às 20h. A entrada é gratuita, com possibilidade de contribuição espontânea no local.

A programação inicia com uma feira criativa de marcas locais e com a exposição “Reflorescer: tudo aqui é generosidade”, produzida como forma de agradecimento aos tantos apoios que o Vila Flores recebeu após ser severamente atingido pela enchente. Durante o dia, haverá visitação a exposição “Coleção de Desenhos”, da artista Maria Lúcia CGuimarães.

No início da tarde, serão realizadas duas oficinas conduzidas por ateliês residentes do local: a Oficina de Cianotipia para jovens e adultos, com o Gravura na Tulipa, e a Oficina de Colagem para crianças, com o Clube Invencionices. A inscrição é prévia pelo site sympla.com/vilaflores. 

A diversão para as crianças é garantida com apresentação teatral, performance circense e pintura de rosto. Com apresentação garantida dos espetáculos “Solito: um solo de um palhaço só”, com André Tuiga, às 14h30 e “O Mistério do Rio”, da Estação Partida, às 15h40.

Programação:

13h - Abertura do evento

13h - Exposição “Reflorescer: tudo aqui é generosidade”

13h - Feira criativa, com expositores locais

13h30 - Oficina de Cianotipia, com Gravura na Tulipa

13h30 - Oficina de Colagem, com Clube Invencionices

13h30 -  Pintura de rosto, com Allegre Eventos

13h45 - Visita Mediada ao Vila Flores

14h30 - Espetáculo circense “Solito: um solo de um palhaço só”, com André Tuiga

15h40 - Espetáculo teatral “O Mistério do Rio”, de Estação Partida

16h30 - Exposição “Coleção de Desenhos”, de Maria Lúcia CGuimarães

16h40 - Visita Mediada ao Vila Flores

17h - Show de Gabriela Lery e Rhuan de Moura

18h30 - Roda de Samba, com Thiago Ribeiro e Amigos

20h - Encerramento

Incentivo ao Patrimônio Histórico-Cultural

O centro cultural Vila Flores está localizado em um complexo arquitetônico de valor histórico-cultural no 4º Distrito de Porto Alegre. A instituição foi uma das vencedoras do 35º Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e considerado o maior prêmio do Brasil relacionado à preservação patrimonial.

 

Edição: Katia Marko