Rio Grande do Sul

Educação

UFRGS abre inscrições para ingresso de pessoas em situação de refúgio nos cursos de graduação

São oferecidas 59 vagas em 29 cursos de ensino superior

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
O resultado das inscrições será publicado no dia 19 de novembro - Foto: Gustavo Diehl / Secom Ufrgs

A UFRGS recebe até o dia 8 de novembro inscrições para o processo seletivo para ingresso de pessoas em situação de refúgio nos cursos de graduação. As inscrições são realizadas presencialmente na Divisão de Vida Acadêmica - Diva/Decordi (Av. Paulo Gama, 110, Prédio Anexo I da Reitoria, térreo – Campus Centro), que presta atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Além da documentação especificada no edital, o candidato deverá entregar o requerimento de inscrição devidamente preenchido e assinado.

São oferecidas 59 vagas em 29 cursos do ensino superior. Os candidatos devem comprovar documentalmente que estão em situação de refúgio, ou são ingressantes no país em virtude de reunião familiar ou, ainda, que tenham obtido a regularização de sua situação no Brasil por razões humanitárias. Caso a inscrição seja feita por um representante legal, este deverá comparecer munido de procuração original e de documento de identificação do procurador (original) e do outorgante (original ou cópia).

O resultado das inscrições será publicado no dia 19 de novembro, no site do processo seletivo, sendo que o candidato com inscrição homologada estará apto a participar do processo seletivo do curso pretendido. Cada curso tem a etapa própria de seleção, que pode compreender entrevista, carta de intenções e/ou prova específica prática ou escrita. 

Os cursos com mais vagas disponíveis são: Biblioteconomia, Engenharia de Materiais, Engenharia Metalúrgica e Saúde Coletiva, com cinco vagas cada um. O número de vagas, os critérios de seleção, assim como os pesos de cada critério foram definidos pelas Comissões de Graduação dos cursos ofertantes e devem ser consultados no edital.

Dúvidas podem ser resolvidas pelo e-mail da Divisão da Vida Acadêmica: [email protected].

Confira o edital neste link.


Edição: Katia Marko