O conselheiro Marco Peixoto foi reeleito por unanimidade, nesta quarta-feira (30), para mais um mandato com o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS). Junto com ele assumiram também, Iradir Pietrovski, como 1º vice-presidente; Renato Azeredo, como 2º vice-presidente; Alexandre Postal, como corregedor geral; César Miola, como ouvidor; Estilac Xavier, como presidente da primeira câmara e Edson Brum, como presidente da segunda câmara.
A sessão presencial especial de eleição da Administração 2025 aconteceu às 14 horas, no Plenário Gaspar Silveira Martins, prédio-sede da Instituição. A eleição e a posse foram encerradas as 14h47min e em seguida foram retomadas as sessões marcadas para esta quarta-feira de forma presencial, conforme divulgado no Diário Eletrônico do TCE-RS. Além dos conselheiros e servidores do TCE-RS teve a presença do procurador-geral do Estado Eduardo Cunha da Costa.
A eleição foi presidida pelo corregedor geral Alexandre Postal e a votação escrutinada pelo procurador geral do TCE-RS Ângelo Gräbin Borghetti. Em seguida Peixoto tomou posse e falou sobre as dificuldades enfrentadas pelo TCE-RS este ano com a enchente de maio e a recuperação do prédio em andamento. Lembrou que a quela era a primeira reunião presencial depois da tragédia climática e enfatizou que terão muito trabalho pela frente. Em seguida os demais conselheiros usaram da palavra saudando a nova direção.
O ouvidor do TCE-RS Cesar Miola cumprimentou a nova direção pela eleição e pelo trabalho até aqui desenvolvido por Peixoto e lembrou que no próximo ano o TCE-RS celebrará 90 anos.” São nove décadas por isso é necessário reforçar a parabenização”, reforçou Miola.
O último a falar foi o conselheiro Estilac Xavier que lembrou o processo de unidade marcado pela sua desistência de apresentar outra chapa, e colocou uma série de desafios que devem ser enfrentadas por todos os conselheiros. “Podemos divergir e enfrentar algumas questões, mas teremos que realizar um trabalho conjunto marcando a independência do TCE-RS frente aos demais poderes”.
Marco Peixoto integra o tribunal há 15 anos, desde 2009, quando ingressou após uma carreira política, marcada por cinco mandatos na Assembleia Legislativa do RS, tendo iniciado sua trajetória como vereador, em Santiago, no final dos anos 1980. O primeiro mandato de Marco à frente do TCE-RS foi nos anos 2016 e 2017.
Edição: Katia Marko