Rio Grande do Sul

MEIO AMBIENTE

Ecossistema da cidade de Viamão é destaque em debate do Fórum de Educação Ambiental de Porto Alegre

Evento contou com apresentação do projeto do Atlas Socioambiental e lançamento da revista Todo Dia é Dia da Natureza

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
O evento contou com palestra do professor Dr. Rualdo Menegat, titular do Instituto de Geociências da UFRGS e organizador do Atlas - Foto: Ramiro Sanchez/@outroangulofoto

Viamão é tema da segunda edição da revista Todo Dia é Dia da Natureza e do projeto do Atlas Socioambiental de Viamão, apresentados em debate do Fórum de Educação Ambiental de Porto Alegre, na noite desta quarta-feira (29), na Faculdade de Educação da UFRGS.

O evento contou com palestra do professor Dr. Rualdo Menegat, titular do Instituto de Geociências da UFRGS e organizador do Atlas, que adiantou um pouco do que será mostrado na publicação e fez uma análise da situação real e atual do meio ambiente e da bacia hidrográfica gaúcha atingida pelas enchentes de maio.

“Temos aqui algo muito potente, que une a universidade, os movimentos sociais, as pessoas que podem informar a sociedade, como a equipe da revista Todo Dia é Dia da Natureza, um espaço necessário para divulgar tudo que estamos passando. Juntos estamos construindo caminhos, fazendo essa união do conhecimento, dos movimentos, e abraçando os problemas da nossa gente, que são os problemas de todos nós”, pontuou Menegat.

Segundo ele, trata-se de um movimento muito importante em relação ao momento planetário que vivemos. “Ao falarmos da nossa aldeia, da nossa Viamão, da nossa Porto Alegre, nós não estamos falando só de nós. Nós estamos falando do mundo, e de um mundo muito diferente do que já foi. Aqui praticamos uma ciência cidadã. E nós temos um compromisso hoje ético, que é o maior de todos, o compromisso do conhecimento.”


Menegat destacou o movimento que une a universidade, os movimentos sociais e as pessoas que podem informar a sociedade, como a equipe da revista / Foto: Ramiro Sanchez/@outroangulofoto

O professor encabeça a produção do Atlas Socioambiental de Viamão, motivada pela sensibilidade da comunidade e de especialistas com a perspectiva da construção, em Viamão, de um aterro sanitário para receber o lixo domiciliar de cerca de 50 municípios – projeto que se encontra em fase de licenciamento na Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).

O idealizador da revista Todo Dia é Dia da Natureza, Luiz Henrique Feijó, o Icco, pedagogo de formação, artista e ambientalista, salientou a importância da reunião ocorrida no lançamento da segunda edição do veículo de comunicação.

“Tivemos a manifestação de algo muito importante, instrumentos e produtos que conciliam informações e iniciativas técnicas a partir das demandas reais da sociedade e do meio ambiente. Fica a expectativa da criação desta entidade social, a partir dos produtores da revista, que quer emular com diversas ações afirmativas em 2025.” 

Silvia Marcuzzo, editora da revista, destacou o evento como uma consagração à inteligência social local. “Comprovamos o quanto a convergência gera potência. A revista e o Atlas Socioambiental de Viamão dialogam com as riquezas e culturas que precisam ser reconhecidas e valorizadas em um município que tem atributos estratégicos para todo o Rio Grande do Sul, em especial para a Região Metropolitana de Porto Alegre.”


O idealizador da revista Todo Dia é Dia da Natureza, Luiz Henrique Feijó, o Icco, e a editora Silvia Marcuzzo / Foto: Ramiro Sanchez/@outroangulofoto

A publicação narra singularidades de Viamão, como a situação do Parque Estadual de Itapuã e do Hospital Colônia, apresentando um mapa inédito da cidade e iniciativas como a do Assentamento Filhos de Sepé, responsável pela maior produção de arroz agroecológico da América Latina. “Tanto a revista quanto o Atlas, que está em desenvolvimento, trazem à tona o quanto Viamão oferece possibilidades para se tornar um polo de empreendimentos e de conhecimento para práticas sustentáveis no estado”, finaliza Silvia.

A revista Todo Dia é Dia da Natureza pode ser acessada no site https://silviamarcuzzo.com.br – onde podem ser conferidos os conteúdos do exemplar impresso e outros QR Codes, que aprofundam os assuntos tratados.


Edição: Katia Marko