Rio Grande do Sul

MEIO AMBIENTE

Associação Cantalomba promove oficinas de arte para conscientização ambiental

Encontros foram realizados no Instituto Estadual Madre Benícia, localizado no bairro Lomba Grande, em Novo Hamburgo

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
As criações artísticas resultantes das oficinas participarão de duas exposições, com montagem da artista Fernanda Nielsen - Foto: Divulgação

Com foco em incentivar o desenvolvimento de uma visão ecológica nas comunidades rurais, aliando ensinamentos multidisciplinares, a Associação Cantalomba realiza desde o início de outubro o Projeto Arte e Educação Ambiental. Em parceria com o Fundo Social Sicredi 2024, foram promovidas três oficinas para estudantes do Instituto Estadual Madre Benícia, localizado no bairro Lomba Grande, em Novo Hamburgo.
 
Conforme explica a oficineira e consultora ambiental Daniela Utzig, as oficinas foram organizadas no contraturno escolar e tiveram a condução de três oficineiras. Além de Daniela participaram a engenheira ambiental Eduarda Jaeger e a artista Alexandra Machado. 

De acordo com a consultora em uma oficina os alunos puderam aprender a implementar uma composteira e central de resíduos; noutra tiveram aulas de Educação Ambiental e Arte e o terceiro encontro foi para a conclusão dos trabalhos de arte.

Em uma reflexão levantada pelas oficineiras, os alunos foram convidados a pensar nos ciclos naturais que observamos em todos os elementos da vida na terra.

“As fases da lua, as marés dos oceanos, o ciclo das águas, o nascimento, o desenvolvimento e a morte de todos os seres vivos, entre tantos outros movimentos cíclicos que podemos citar. Logo, ao fazer a compostagem, estamos devolvendo para a terra a matéria orgânica que consumimos dela, quando colhemos seus alimentos para nos nutrir. Ao plantar com adubo orgânico, produzido na própria composteira, evitamos o uso de fertilizantes químicos e produzimos plantas saudáveis, respeitando a saúde do nosso corpo e o ciclo natural da terra”, explicou Daniela.

As criações artísticas resultantes das oficinas participarão de duas exposições, com montagem da artista Fernanda Nielsen. Na Oktoberfest da escola, no final de outubro, e no Festival de Artes da Lomba Grande, de 7 a 10 de novembro.

O projeto Arte e Educação Ambiental conta com apoio da Virando a Terra e pode ser acompanhado nas redes @cantalomba e @virandoaterra.


Edição: Katia Marko