Rio Grande do Sul

Eleições 2024

PSDB vence a disputa com o PT em Santa Maria e elege Rodrigo Decimo

O atual vice-prefeito foi eleito com 54,5% dos votos, superando o petista Valdeci Oliveira que teve 45,5%

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Com a vitória de Decimo, PSDB vai para seu terceiro mandato consecutivo em Santa Maria - Foto Ariéli Ziegler/Prefeitura de Santa Maria

Quinto maior colégio eleitoral do Rio Grande do Sul, Santa Maria elegeu no segundo turno deste domingo (27) o atual vice-prefeito, Rodrigo Decimo (PSDB). Com 76.803 votos (54,5%), o tucano derrotou Valdeci Oliveira (PT), que fez 64.113 votos (45,5%). 

PT e PSDB governaram Santa Maria duas vezes cada um. Com a vitória, o PSDB vai para seu terceiro mandato consecutivo. Além de Santa Maria, as cidades de Porto Alegre, Canoas, Caxias e Pelotas elegeram seus novos prefeito neste domingo.

No primeiro turno, Oliveira ficou na frente, com 58,5 mil votos (40,63%), enquanto Decimo teve 37,2 mil (25,86%). Com uma população de 271.735 habitantes em 2022, Santa Maria tem 209.393 eleitores aptos para votar.

Empresário, engenheiro civil formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e atual vice-prefeito, Decimo, tem 56 anos. Concorreu a cargo público pela primeira vez em 2020, na chapa de Jorge Pozzobom.  Sua vice, Lucia Rejane da Rosa Gama Madruga, 61 anos, é professora de ensino superior e filiada ao Progressistas (PP). Essa é a primeira vez em que a professora concorre a um cargo público.

A candidatura de Decimo faz parte da coligação "Todos por Santa Maria", composta pela federação PSDB/Cidadania e os partidos PP, PSB, Republicados e PSD.

Ao Sul 21, o professor de Ciência Política da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), José Carlos Martines, destacou que, em Santa Maria, a antiga polarização entre PT e PSDB segue viva. De acordo com ele, cada município apresenta um padrão de competição e, em Santa Maria, há uma presença grande da esquerda, que se expressa também nos seis vereadores do campo político eleitos neste ano, sendo quatro do PT, um do Psol e um do PCdoB.

Na reportagem o professor afirmou que o segundo turno em Santa Maria apresenta uma situação interessante por não se caracterizar exatamente por uma disputa da esquerda versus direita. Acandidata do PL de Bolsonaro, Roberta Leitão, ficou em terceiro lugar e, ainda, houve a candidatura do Novo representando a direita na eleição.

*Com informações do Sul 21 e GZH


Edição: Marcelo Ferreira