“Alegria, Alegria, Alegria, Alegria, Alegria.” Logo que apareceu no seu comitê de campanha, o prefeito reeleito Sebastião Melo (MDB) respondeu a palavra alegria por cinco vezes, para saudar os militantes que gritavam o seu nome e o saudavam pela vitória.
Depois de tomar água e se reunir rapidamente com a sua equipe, fez uma manifestação e agradeceu a políticos e ao seu pessoal envolvido no processo do segundo turno. Fez uma série de agradecimentos a todos, inclusive a Maria do Rosário pelo bom nível das discussões e das propostas. “Estamos em campos opostos, mas fomos civilizados nas discussões.”
Disse que o grande mérito da sua vitória foi municipalizar a eleição e não torná-la um debate de questões nacionais ou internacionais. “Esta vitória é das mentes brilhantes que organizaram os motes da minha agenda.”
“Mostramos o que fizemos e apresentamos nosso projeto de avançar nas conquistas e no trabalho”, afirmou.
Também garantiu e prometeu concluir as obras que estão sendo planejadas para evitar novas enchentes. “Nossos projetos estão na mão, vamos agora atrás de dinheiro para realizar tudo que pretendemos para melhorar a vida da cidade”. Na coletiva à imprensa, também afirmou que pode conceder ou privatizar o DMAE.
Além disso, falou sobre Educação, Saúde e Transporte, prometendo planos mais consistentes. “Vamos fazer uma transição do primeiro para o segundo governo séria, consistente e forte. Novos nomes surgirão para dirigir e participar da gestão. Vamos governar juntos e olhar para a frente. Chega de ficar olhando para trás.”
Maria do Rosário falou para militância
Em sua primeira manifestação após ser derrotada no segundo turno das eleições de Porto Alegre, a candidata Maria do Rosário (PT) saudou Sebastião Melo (MDB) pela vitória e pediu que a população esteja organizada para fiscalizar nova gestão do emedebista. “Nossa bancada na Câmara dos Vereadores é forte e vai cobrar todas as promessas. Não vamos deixar que aconteçam novas tragédias na cidade, como as enchentes.”
Ela agradeceu os eleitores de Porto Alegre que votaram nas suas propostas e diz que vai ajudar e também fiscalizar o prefeito reeleito. “Mantendo sentimento de oposição, cumprimentamos o prefeito e desejamos que Porto Alegre seja uma cidade cada vez melhor. Em tudo que Porto Alegre precisar estaremos à disposição. É a nossa gente”, afirmou.
Afirmou também que o seu programa de governo ficará à disposição dos vereadores eleitos da cidade. "A única tristeza que tiramos desse processo eleitoral é o número de abstenções", disse.
Edição: Katia Marko