A manhã das candidatas à Prefeitura de Porto Alegre Maria do Rosário (PT) e Tamyres Filgueira (Psol) começou cedo. Com café da manhã com dirigentes partidários, apoiadores e ex-prefeitos da Capital, seguida de entrevistas. Rosário votou na manhã deste domingo (27), por volta das 9h, no Colégio Murialdo, localizado na Rua Vidal de Negreiros, na zona Leste de Porto Alegre.
Durante o café Maria do Rosário e Tamyres agradeceram a frente formada durante o processo da campanha e a importância da unidade popular.
“Porto Alegre há muito tempo pede socorro, há muito tempo a gente vê ali nossas comunidades abandonadas. Foi uma campanha muito bonita, porque a gente conseguiu dialogar com essa gente, conseguiu dialogar com muitos trabalhadores e trabalhadoras que muitas vezes não vê alternativa da candidatura política. A nossa militância acreditou e está acreditando que a mudança é necessária. Isso que nos move, a convicção do nosso projeto. E eu tenho certeza que os nossos partidos, todos que foram envolvidos nessas eleições estão saindo mais fortes desse processo eleitoral", afirmou Tamyres.
Ao se dirigir a Rosário, a candidata a vice ressaltou a importância de duas mulheres estarem disputando o mandato da Capital. “Passar contigo todo esse processo, para mim foi muito importante, como mulher, como mulher negra, essa mulher aqui de coragem, que colocou o seu nome à disposição, que enfrentou todos aqueles que muitas vezes diziam que não era para ser. Porque a gente sabe quando a gente se coloca enquanto mulheres, é difícil às vezes ter apoio de primeira. E a gente se mostrou a que veio."
Tamyres ainda afirmou ter certeza que muitos daqueles que não queriam que elas estivessem concorrendo, agora, no final, as cumprimentam e dizem, tinha que ser vocês. "A gente abriu mais uma vez espaços e as portas para um grande movimento de mulheres, mulheres negras, trabalhadoras, para ocupar esse espaço. Eu tenho certeza que essa eleição vai ser marcada por todos os desafios que a gente fez, mas principalmente porque a gente vai fazer história e já fez, pela primeira vez uma chapa 100% de mulheres, e pela primeira vez, sim, nós vamos eleger duas mulheres prefeitas para a cidade de Porto Alegre.”
‘Nós somos vitoriosos politicamente’
“Nós chegamos aqui com um profundo sentimento de vitória, e isso eu quero compartilhar, não apenas entre nós, mas com a cidade. Construímos um programa que unificou em torno de ideias um campo político que nunca trilhou de forma tão unitária, uma batalha política na cidade de Porto Alegre ao longo da nossa história. Fizemos uma proposta de unidade, não por interesses outros que, às vezes, circundam a política, não. Não por interesses privados, mas pela recuperação do sentido público do papel da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Conosco aqui não somos só nós”, destacou Maria do Rosário.
Agradeceu a cada partido movimento social, liderança política, força política e articulação de trabalho que estiveram se somando no processo. Citando Mujica, Maria disse: “somos nós, aqueles que na primeira linha, acreditamos e propomos. Estamos a serviço, lutando, levantando bandeiras, que na verdade são sonhos. Nessa campanha, nós fizemos a nossa gente acreditar, e sonhar também de novo, verificar que é possível o povo estar unido, ver suas bandeiras. (...) Nunca mais sem a mulher negra, nunca mais sem a participação do povo. Tenho fé. Não há nenhuma pesquisa. É hoje a eleição. É agora que as pessoas estão votando, colocando o coração. É agora que elas estão pensando quem melhor pode governar essa cidade para o povo”.
Após o café concedeu entrevista para a Rádio Gaúcha. Depois de votar, Rosário seguiu para entrevista nos estúdios da Band. Rosário votou por volta das 9h, acompanhada de Tamyres. Após concedeu uma coletiva à imprensa.
“Nós já nos sentimos vitoriosas em trazer propostas para nossa cidade e acreditamos que Porto Alegre fez, ao longo desse segundo turno, uma virada importante. Muitos eleitores que não votaram estão vindo às urnas. Eu tenho fé e muita convicção de que as ideias que apresentamos são importantes para a cidade. Fizemos um debate sobre a cidade. Estou extremamente feliz ao lado de Tamyres de trazer ideias para uma Capital de todos os gaúchos e gaúchas, que respeite toda a população. Enfrentamos um adversário, teve muitas mentiras acontecendo no segundo turno, mas tudo isso fica para o processo eleitoral. Neste momento eu cumprimento Porto Alegre que tem condições de fazer a virada e dar a vitória ao campo popular.” No final a candidata aplaudiu a imprensa pelo trabalho no período eleitoral.
Por volta das 11h, acompanhou o voto de sua vice, Tamyres. Na sequência seguiu para mais entrevistas. Encerrando as agendas da manhã, às 13h, Maria do Rosário participa de um almoço reservado com familiares. Ao final do dia, a candidata e sua vice irão para o comitê no bairro Cidade Baixa, localizado na Travessa Comendador Batista, nº 5, esquina com a Rua Sarmento Leite, para acompanhar a apuração dos votos.
No final da tarde desde sábado (26), o mandato realizou uma caminhada com movimentos de mulheres.
No primeiro turno, Melo recebeu 49,72% dos votos, já Maria do Rosário, 26,28%. Ainda no primeiro turno foi a Capital com maior percentual de abstenção: 31,51%.
No total, 2.161.413 eleitores estão aptos a votar no RS neste segundo turno, nas cidades de Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas, Pelotas e Santa Maria.
Edição: Katia Marko