Airton Souza (PL) venceu o segundo turno das eleições de 2024 em Canoas neste domingo (27) e será o novo prefeito da cidade a partir de janeiro de 2025. Com 52,32% dos votos válidos, Airton derrotou Jairo Jorge (PSD), que recebeu 47,68%, seu adversário na disputa. Rodrigo Luiz Busato (União Brasil) será o vice-prefeito.
Entre as promesas de Airton Souza está a reconstrução da cidade após a enchente. Ele elabarou um plano com apoio de Instituições de Ensino Superior, empresários e trabalhadores, que traz propostas como reabilitação das regiões atingidas, com foco em diques de contenção, geração de empregos e construção de residências para desabrigados e construção de pelo menos 6 mil moradias destinadas às famílias canoenses afetadas pelas inundações.
O cadidato eleito afirmou que seu mandato terá como prioridade a reconstrução de Canoas, com ações de impacto imediato para evitar que tragédias semelhantes voltem a ocorrer. Com a vitória, ele e Rodrigo Busato agora se preparam para liderar a transição administrativa e começar a implementar essas propostas em 2025.
Natural de Tenente Portela, Airton Souza é empresário do ramo gráfico e já ocupou os cargos de diretor-presidente da Companhia de Indústrias Eletroquímicas (Ciel), secretário das Relações Institucionais e secretário de Desenvolvimento Econômico de Canoas. Foi eleito vereador do município quatro vezes: 2004, 2008, 2012 e 2020.
Edição: Marcelo Ferreira