Na última pesquisa Quaest antes do segundo turno da eleição pela prefeitura de Porto Alegre Sebastião Melo (MDB) aparece com 63% das intenções de voto, contra 37% de Maria do Rosário (PT), em votos válidos.
A pesquisa encomendada pela RBS ouviu 1.002 eleitores, entre sexta-feira (25) e sábado (26), tem margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.
Divulgado neste sábado (26), o levantamento mostra, em votos totais, Melo com 54% das intenções de voto e Rosário, com 31%. Indica também que 4% dos eleitores ainda estão indecisos e outros 11% dispostos a votar em branco, nulo ou não comparecer às urnas.
Em comparação com a pesquisa anterior, do dia 17 de outubro, Melo passou de 52% para 54%. Maria do Rosário foi de 30% para 31%.
Na pesquisa espontânea, quando os entrevistados são perguntados se já escolheram em quem vão votar, sem ver os nomes dos concorrentes, 47% responderam Melo e 26%, Rosário. Também houve 20% de indecisos e 7% responderam branco, nulo ou que não irão votar.
Os pesquisadores também perguntaram aos entrevistados se a escolha do voto era definitiva ou ainda poderia mudar caso algo aconteça. Para 87%, a decisão é definitiva e para 13% pode mudar. A pesquisa foi registrada no TSE sob protocolo RS-00882/2024.
* Com informaçoes de GZH que encomendou a pesquisa
Edição: Vivian Virissimo