Rio Grande do Sul

MEIO AMBIENTE

Revista Todo Dia é Dia da Natureza resgata valor histórico e ambiental de Viamão

Periódico de temas socioambientais chega a 2ª edição e será lançado na terça-feira (29) na Faced

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
A publicação evidencia as singularidades de Viamão, como a situação do Parque Estadual de Itapuã - Maria Clara Lucena Adams

Enquanto preparam o 1º Atlas Socioambiental de Viamão, sob a coordenação-geral do professor Rualdo Menegat, do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), membros da sociedade civil lançam a 2ª edição da Revista Todo Dia é Dia da Natureza, tendo Viamão como território da publicação na qual se busca promover reflexão sobre cidadania, cultura e sustentabilidade.

Com a idealização de Icco Feijó, morador da cidade, pedagogo de formação e ambientalista e edição da jornalista Silvia Marcuzzo, que compõe também a coordenação do Atlas Socioambiental do município, a revista será lançada na próxima terça-feira (29), às 18h, no auditório da Faculdade de Educação da UFRGS (Campus Centro). O evento é uma promoção da equipe da publicação em parceria com o Fórum de Educação Ambiental de Porto Alegre e do Atlas Socioambiental de Viamão. Na ocasião, o coordenador do Atlas apresentará o que vem sendo feito para a construção do material.


Maior e mais biodiverso município da Região Metropolitana de Porto Alegre, Viamão tem mais de três vezes o tamanho da Capital / Mapa Viamão / Geógrafo José Nunes de Aquino

O pensar global e agir localmente se materializa nas páginas da 2ª edição da revista que tem a cidade de Viamão (RS) como território das pautas abordadas, entre elas o tema da educação ambiental. “O momento histórico demanda regeneração ecológica, mais consciência e tecnologias focadas na busca de soluções para os problemas gerados por uma visão eurocêntrica”, explica Feijó.

A área de Viamão tem mais de três vezes o tamanho da Capital e seu território guarda riquezas multidimensionais reunindo história, distintas paisagens e biodiversidade únicas que podem ser (re) conhecidas na publicação. Entre elas, o Parque de Itapuã – área de resistência da etnia mbya guarani e quilombolas – e que tem a maior produção de arroz agroecológico da América Latina, entre outras singularidades.

Tendo sido um dos principais núcleos de povoamento do Estado do Rio Grande do Sul no século XVIII, sede do governo estadual entre 1763 e 1773, palco de operações militares na Guerra dos Farrapos (1835-1845), entre outros fatos históricos, Viamão (RS) mantém grande relevância socioambiental no século XXI.

O projeto de construir um aterro sanitário na região para receber o lixo domiciliar de cerca de 50 municípios do RS se encontra em fase de licenciamento na Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e motivou a comunidade e especialistas para a construção do Atlas Socioambiental de Viamão. O documento está em desenvolvimento e nasceu da mobilização contra o “lixão”.

Com o foco em Viamão, a publicação reúne artigos, reportagens, mapas e imagens que servem para a reflexão sobre o território. A revista tem também como propósito mostrar que a cidade e os desafios que enfrenta podem servir de exemplo para outras localidades que seguem a mesma lógica de modelo de desenvolvimento predatório contra os seres vivos, incluindo a espécie humana. “Esse projeto visa trazer à tona o quanto Viamão oferece possibilidades para se tornar um polo de empreendimentos e de conhecimento para práticas sustentáveis”, adianta a editora Silvia Marcuzzo.


Mbya Guarani em Viamão / Luiz Horácio

Todo Dia é Dia da Natureza

A nova edição da revista Todo Dia é Dia da Natureza tem tiragem de mil exemplares e está disponível no site da editora Silvia Marcuzzo. Além dos conteúdos impressos nas suas 24 páginas, há QR Codes que aprofundam os assuntos tratados. “Desejamos que todos possam utilizar da melhor forma o conteúdo da nossa revista. Que estes textos e imagens inspirem à construção de um mundo melhor”, finaliza Icco Feijó, com um convite à leitura e ao engajamento a iniciativas que gerem impacto positivo.

A partir da Revista, seu idealizador pretende reunir pessoas para a criação de uma instituição que promova iniciativas de impacto positivo. Para a construção desta edição, pessoas diversas se envolveram e colaboraram com o envio de materiais e a força da energia de uma criação coletiva e plural, como avalia Feijó.


A rica biodiversidade de Itapuã é evidenciada na publicação / Maria Clara Lucena Adams

A publicação evidencia as singularidades de Viamão, como a situação do Parque Estadual de Itapuã e do Hospital Colônia. Um mapa inédito apresenta a localização e a resistência da etnia Mbya Guarani e dos quilombolas que habitam o município. Iniciativas do Assentamento Filhos de Sepé, responsáveis pela maior produção de arroz agroecológico da América Latina, entre outras ações, também fazem parte das reportagens. O legado de artistas como Wilson Cavalcanti, o Cava, e o cordel da Marco Binatti trazem leveza à Revista.

Serviço

Lançamento 2ª edição da revista Todo Dia é Dia da Natureza

Data: Terça-feira (29), 18h

Local: Auditório da Faculdade de Educação da UFRGS (Campus Centro) – Av. Paulo Gama, s/n - Porto Alegre (RS)


Edição: Katia Marko