O encerramento do 2º Festival de Percussão Ecarta Musical, neste sábado (26), vai apresentar a diversidade e a originalidade da música percussiva tocada no Rio Grande do Sul. O show Tambores do Mundo tem entrada franca e terá início a partir das 18h. Também será possível ver as apresentações de forma online, pelo Canal do Youtube da Fundação Ecarta.
Com Fabiano Derbak (derbaque), Fernando Sessé (pandeiro moderno), Cândido de Castro e Daisy Reis (percussão e dança persa), Carine Brazil (surdo), e Pingo Borel (tambores afro-gaúchos), a apresentação traz um diálogo entre tambores de culturas diversas em que cada músico apresenta a singularidade rítmica dos seus instrumentos para viajar pelo tempo e diferentes continentes.
Juntos, eles trazem alguns dos seus instrumentos percussivos como derbake, hangdrum, daf, frame drum, pandeiro, sopapo, surdo, handpan, entre outros. Uma imersão sonora nos ritmos orientais, ocidentais e afro-gaúchos.
Batuque e maçambique com Pingo Borel
A última oficina do 2º Festival de Percussão Ecarta Musical será também neste sábado, às 10h, com Pingo Borel trazendo as sonoridades do maçambique e batuque.
O maçambique é uma manifestação negra do litoral gaúcho dos devotos de Nossa Senhora do Rosário. O batuque integra a cultura afro-religiosa do Rio Grande do Sul com os toques e nações locais com raízes nas religiões dos povos da Guiné, Benim e Nigéria. O batuque influenciou a identidade gaúcha, com referências africanas nas palavras, comidas, danças, música e espiritualidade.
Serviço
Show “Tambores do Mundo” | com seis percussionistas
Data: 26 de outubro | 18 horas
Local: Fundação Ecarta (Avenida João Pessoa, 943 – Porto Alegre) | Transmissão ao vivo pelo Canal do Youtube da Fundação Ecarta
Entrada Franca
Edição: Marcelo Ferreira