No dia 18 de Novembro acontecerá o Fórum do 1º Festival de Arte e Cultura Rural e da Periferia de Pelotas, para debate e fortalecimento das ações culturais comunitárias. O evento é organizado pela coordenadoria de Atividades Culturais - COAC, do IFSul Câmpus Pelota e aprovado pelo edital PROEX 02/2024. Serão aceitas inscrições até o dia 10 de novembro de artistas e artesãos de todos os bairros de Pelotas.
O objeto do projeto é difundir, valorizar e reconhecer a produção artística e cultural dos bairros distantes do centro da cidade, abrindo espaço para apresentações de música, teatro, dança, cinema, exposição de desenhos, pintura, fotografia, poesias e feira de artesanato. O festival também se insere no calendário de atividades do mês da consciência negra e do Dia Nacional de Zumbi, 20 de Novembro.
"O projeto nasceu a partir do movimento artístico dos estudantes do IFSul Câmpus Pelotas, chamado projeto Prata da Casa. As exposições de arte e apresentações musicais dos estudantes se consolidaram, ao ponto de sermos procurados por diversos artistas e artesãos da comunidade que gostariam também de apresentar sua arte em nosso auditório e galeria”, explica Wagner Passos, coordenador do 1º Festival de Arte e Cultura Rural e da Periferia de Pelotas e da Coordenadoria de Atividades Culturais - COAC IFSul Câmpus Pelotas.
De acordo com o coordenador, o 1º Festival de Arte e Cultura Rural e da Periferia de Pelotas só se tornou possível a partir da aprovação do projeto em edital interno de extensão. “Mostrando a necessidade que temos de voltar os esforços de nossas instituições públicas de educação para as demandas das comunidades, neste caso, valorizando a arte e cultura popular de nossa cidade".
Funcionamento
De acordo com o coordenador, o festival realizará a integração de artistas populares e suas produções autorais, para que se vejam e sejam vistos, estando alinhado a proposta de mapeamento de artistas do programa de Agentes Territoriais de Cultura do Ministério da Cultura, possibilitando reunião, articulação e fortalecimento de rede de contato e articulação dos artistas da zona rural e de periferia.
Para as categorias de Música, Teatro, Dança e Cinema, os selecionados receberão uma ajuda de custo de R$ 500,00. Já para as categorias de Desenho, Pintura, Fotografia, Poesia e Oficinas, os selecionados receberão ajuda de custo de R$ 200,00.
Para a Feira de Artesanato serão selecionados 20 expositores que poderão comercializar seus trabalhos nos dias 19, 20 e 21 de Novembro, datas em que ocorrerão as apresentações.
As inscrições podem ser feitas através deste link. Mais informações no site do evento, no instagram ou pelo e-mail: [email protected].
Edição: Vivian Virissimo