Na última semana de campanha para a escolha do novo prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB) e Maria do Rosário (PT) estão se acusando mutuamente de corrupção. Nas rádios, as músicas de Maria falam dos casos envolvendo o DMAE e a Educação na gestão atual de Melo, que acabou deixando por isso mesmo. Já o atual prefeito se baseia em casos antigos envolvendo o PT, como o Petrolão e o dinheiro na cueca. As pessoas já nem se importam mais com isso. O cenário parece estanque nas pesquisas. Há diferenças entre os dois. Maria tenta convencer os indecisos, reduzir a abstenção e captar grande parte destes votos. Melo está priorizando os seus grandes apoiadores.
O atual prefeito e candidato à reeleição, Sebastião Melo, participou nesta segunda-feira (21) de uma reunião com a coordenação da campanha no centro da capital, fez mobilização no Parcão e participou de gravação de tevê no bairro Bom Jesus. À noite, o candidato janta com empresários no Bairro Moinhos de Vento. Uma agenda leve, em áreas onde obteve maioria no primeiro turno. Ele não terá agenda na prefeitura já que pediu licença até a próxima terça-feira.
Maria tem uma agenda mais popular. Visitou o Pronto Atendimento Bom Jesus, onde ressaltou a importância de aumentar o número de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de resolver o problema com filas. “Há uma necessidade urgente em Porto Alegre de resolver o problema das filas de especialistas, exames e cirurgias. É preciso maior resolutividade nas unidades básicas para que os pronto atendimentos não fiquem lotados”, afirmou. Ela também participou de gravações para programas de tevê e teve reunião na Federação dos Trabalhadores em Instituições Financeiras (Fetrafi).
O fim de semana foi agitado para os dois candidatos. No sábado, Melo começou com caminhada no Sarandi – bairro mais afetado pela enchente – e seguiu com uma carreata da Vila Asa Branca, passando por vários pontos da cidade até o bairro São Geraldo. Já Rosário cumpriu ações na Lomba do Pinheiro e na Restinga, percorreu as ruas do Centro Histórico com carreata, e finalizou com caminhada nos bares do bairro Rio Branco.
No domingo, Melo se reuniu com apoiadores no Parque Marinha do Brasil, enquanto Maria se encontrou com eleitores na Redenção. A petista ainda cumpriu agendas no Morro Santa Tereza e no calçadão de Ipanema e o atual chefe do executivo percorreu trechos da Orla do Guaíba.
Com Maria do Rosário, a campanha começou pelo parque da Redenção por volta das 11h, onde a petista e apoiadores, como a deputada estadual Luciana Genro (PSOL), a ex-deputada federal Manuela d'Ávila (sem partido) e o ex-governador Olívio Dutra (PT) participaram de uma caminhada por dentro do parque. A candidata ainda cumpriu agendas no Morro Santa Tereza e no calçadão de Ipanema, ambos na Zona Sul da Capital. “Estamos confiantes na reversão de expectativas. Estamos sendo bem acolhidos em todos os lugares que vamos”, disse.
Edição: Vivian Virissimo