Rio Grande do Sul

Eleições 2024

Eduardo Leite indica voto em petista Fernando Marroni no 2º turno de Pelotas

Candidato do PT disputa prefeitura com Marciano Perondi (PL); prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) também apoia petista

Sul21 |
Marroni (esq.) e Leite (centro) em encontro no Palácio Piratini em imagem de arquivo - Itamar Aguiar/Palácio Piratini

Ex-prefeito de Pelotas, o governador Eduardo Leite (PSDB) afirmou nesta sexta-feira (18), em entrevista à CNN Brasil, que irá votar no candidato Fernando Marroni no segundo turno da disputa pela prefeitura da cidade. Ele segue, assim, o posicionamento anunciado por sua sucessora, a atual prefeita Paula Mascarenhas, que divulgou nota na terça-feira (15) informando que votaria em Marroni. O PSDB governa Pelotas há 12 anos e ficou de fora do segundo turno, que será disputado entre o petista e Marciano Perondi (PL). O diretório municipal do partido liberou os filiados para votarem em qualquer um dos candidatos.

Leite foi questionado sobre o apoio dado a Sebastião Melo (MDB) na disputa em Porto Alegre apesar do atual prefeito não ter apoiado o governador no segundo turno em 2022, enquanto Maria do Rosário (PT) abriu voto para ele.

“Na minha cidade, em Pelotas, eu deverei dar o meu voto ao candidato do PT, Fernando Marroni, embora eu não concorde totalmente com as ideias dele, embora eu tenha divergências. Mas o outro lado, além de se afastar muito mais da minha forma de ver o mundo e como o governo deva se organizar, o outro lado ainda apresenta uma candidatura que não consegue dizer com clareza o que quer para a cidade”, afirmou Leite na entrevista desta sexta.

Ele ainda argumentou que não há qualquer incompatibilidade em suas posições e ponderou que o partido será oposição a qualquer lado que vencer a disputa em Pelotas. “Da minha parte, o PSDB se manterá um partido de oposição ao PT, mas não acho que é simplesmente vencer o PT, como alguns dizem, porque não é qualquer coisa menos o PT. Qualquer coisa nós não aceitamos, qualquer coisa nós não toleramos. Nós queremos o que é melhor, e num segundo turno, quando há duas opções, se não concordamos com nenhuma delas, o que entendamos como menos pior. No caso do meu município, eu vejo um caminho que pelo menos dialoga, constrói, conhece as políticas públicas entre os dois candidatos que estão no segundo turno”, disse.

Em manifestação nas redes sociais, Marroni agradeceu a indicação de voto de Leite. “Quero agradecer a manifestação de apoio do governador Eduardo Leite. Independentemente das diferenças políticas, que de fato existem, somos pelotenses de diálogo que amam nossa cidade e que buscam o melhor para Pelotas. Por isso, compreendo muito bem o receio que o governo Eduardo manifesta com a candidatura bolsonarista agora no pleito. Quem é democrata, como nós somos, sempre preza pela democracia e pelo diálogo. E isso, infelizmente, não conseguimos enxergar no lado lá. Pelotas merece muito mais”, escreveu o petista.

Edição: Sul 21