O que é a loucura? Dez atores, atrizes, atrozes e também não-atores, não-atrizes, não-atrozes trazem à cena em Porto Alegre memórias e criações vividas a partir da caminhada da luta antimanicomial. Para celebrar os dez anos do trabalho artístico do grupo teatral Nau da Liberdade, será apresentado entre sexta (18) e domingo (20) o espetáculo "Sómaré".
O Estúdio Stravaganza, localizado na rua Dr. Olinto de Oliveira, 68, bairro Santana), recebe as sessões do espetáculo, às 19h. Será realizada uma apresentação extra às 16h do dia 20, com entrada gratuita.
“A Nau da Liberdade começa onde a saúde mental e as artes cênicas se cruzam. Trata-se de um coletivo de artistas diagnosticados e não diagnosticados que pautam a lei antimanicomial e o cuidado em liberdade. Surgiu no ano de 2013, através de uma residência artística com o grupo teatral italiano Accademia Della Follia dentro do Hospital Psiquiátrico São Pedro”, explicam os idealizadores.
O novo espetáculo teatral foi construído com base nas experimentações e vivências do coletivo, bem como nas subjetividades e vivências de cada indivíduo que compõe a criação, pautando o cuidado em liberdade e a luta antimanicomial. É viabilizado a partir do financiamento da Lei Paulo Gustavo do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Na atual montagem os artistas encontram no teatro a potência da livre expressão para seguir em frente no cuidado em liberdade. “Na idade média éramos excluídos e jogados ao mar. Hoje somos o próprio mar. 'Sómaré' é um exercício de alteridade, amor, convívio e denúncia. Entre realidade e ficção, remédios e camisas de força, o cinza e o colorido, o pertencimento e a exclusão, o que fica?”, questiona o grupo.
Ingressos podem ser adquiridos neste link ou no local, antes da apresentação, havendo disponibilidade no dia.
Edição: Marcelo Ferreira