Rio Grande do Sul

AUDIOVISUAL

CorreCinema: Festival de Cinema Interiorano está com inscrições abertas para cineastas e estudantes

O festival acontecerá entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro em Arroio Grande (RS)

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
O 1° CorreCinema é organizado pelo Coletivo artístico Misturagens de Mundos e conta com o financiamento da Lei Paulo Gustavo e apoio da Prefeitura de Arroio Grande/RS - Foto: Divulgação

O 1º CorreCinema - Festival Itinerante de Cinema Interiorano está com inscrições abertas para a seleção, exibição e premiação de curtas-metragens. O evento, que busca valorizar produções realizadas por cineastas do interior do Brasil e por estudantes do interior do Rio Grande do Sul, acontecerá de 28 de novembro a 1º de dezembro em Arroio Grande (RS). Organizado pelo Coletivo Misturagens de Mundos, que atua na região do Pampa gaúcho desde 2021, o festival conta com financiamento da Lei Paulo Gustavo e apoio da Prefeitura de Arroio Grande.

As inscrições para a Mostra Interiorana estão abertas até 18 de outubro, enquanto a Mostra Cinema na Escola aceita candidaturas até 1º de novembro. Podem participar curtas-metragens das categorias documentário, ficção, animação ou experimental, produzidos entre 2023 e 2024. As inscrições podem ser feitas via formulários do Google.

O festival será dividido em duas competições: a Mostra Competitiva Interiorana, que aceita inscrições de realizadores de todo o interior do Brasil, e a Mostra Cinema na Escola, destinada a educadores e realizadores de escolas gaúchas, priorizando o protagonismo de estudantes do Ensino Médio e Fundamental.

Além da exibição dos curtas, o CorreCinema promoverá oficinas temáticas gratuitas para os participantes, contribuindo para o fortalecimento da produção cultural local. Os interessados podem acessar o edital e os formulários de inscrição através do Instagram do Coletivo (@misturagensdemundos) ou esclarecer dúvidas pelo e-mail [email protected].

Saiba mais informações

A organização do evento é do Coletivo Misturagens de Mundos, com direção de Wagner Previtali, produção de Felipe Cremonini e Wagner Previtali, e produção executiva de João Fernando Chagas. O design gráfico foi desenvolvido por Fábio Henrique, enquanto Geise Oliveira cuidou das redes sociais e Gabriela Santos Perez da assessoria de imprensa. A curadoria foi realizada por Adriana Gonçalves Ferreira, Ana Júlia Silvino e Lucas Honorato.

O projeto foi financiado pelo edital 004/2024 da Secretaria Municipal de Cultura - Festival de Curtas-Metragens, através da Lei Paulo Gustavo, em Arroio Grande/RS. A realização é do Coletivo Artístico Misturagens de Mundos, com apoio da Secretaria de Cultura e da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Arroio Grande. 


Edição: Vivian Virissimo