Rio Grande do Sul

Volta da chuva

Após dias de sol, chuva volta ao Rio Grande do Sul, com risco de temporais isolados

Na terça-feira (15), a instabilidade deve tomar conta de parte do Rio Grande do Sul com chuva em todas as regiões

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Maiores acumulados de chuva devem acontecer em setores do Noroeste, do Oeste e do Sul gaúcho - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A segunda-feira (14), que começou com céu azul, mudará essa semana no Rio Grande do Sul. De acordo com a Metsul, o estado gaúcho deve ser o estado mais afetado por episódio de instabilidade com chuva e risco de temporais localizados. A mudança do tempo ocorre depois de dias de tempo firme. 

A mudança começou ainda na segunda-feira, quando gradualmente houve um aumento da nebulosidade com o ingresso de nuvens altas do tipo Cirrus, que são formadas por cristais de gelo. De acordo com a entidade isso ocorre porque há áreas de instabilidade neste momento atuando sobre o Sul do Paraguai e na província argentina de Misiones, onde provocam chuva e alguns temporais isolados na região. 

“Na segunda metade desta segunda-feira, embora ainda com tempo firme na maior parte do Rio Grande do Sul, a tendência é que a cobertura de nuvens aumente mais e de forma gradual, especialmente no Oeste e no Sul do estado”.

Na terça-feira, a instabilidade deve tomar conta de grande parte do Rio Grande do Sul com chuva em todas as regiões gaúchas, embora se preveja que as precipitações sejam irregulares e em alguns locais com baixos volumes. “Muitas nuvens cobrem o Rio Grande do Sul durante esta terça-feira e o tempo vai estar instável e sujeito à chuva e garoa em todas as regiões do estado. Nuvens mais carregadas devem se formar sobre o estado e há possibilidade de chuva moderada a forte em diferentes pontos, não se descartando ainda a possibilidade de temporais localizados com raios, granizo e vento forte”.

Ainda segundo a Metsul, os maiores acumulados de chuva na atuação da instabilidade devem ser dar em setores do Noroeste, do Oeste e do Sul gaúcho com marcas de 30 mm a 50 mm e isoladamente superiores. “A instabilidade deve enfraquecer e se desorganizar ao se deslocar para Santa Catarina e o Paraná, apesar de que pode ter chuva forte e temporais isolados nesta terça em áreas catarinenses mais próximas do Rio Grande do Sul”.


Edição: Vivian Virissimo