Rio Grande do Sul

CULTURA NEGRA

Festival Porongos abre inscrições para a oficina 'Audiovisual como Ferramenta de Comunicação'

Aula gratuita no sábado (12) traz o audiovisual como preservação de memórias e histórias por meio de técnicas acessíveis

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Aula gratuita no sábado (12) traz o audiovisual como preservação de memórias e histórias por meio de técnicas acessíveis - Divulgação

Estão abertas as inscrições para a segunda oficina da 3ª edição do Festival Porongos – Concertos Descentralizados. Com o objetivo de fomentar redes de artistas negros da indústria cultural local e democratizar o acesso às artes e à cultura, será oferecido em 12 de outubro a aula ‘Audiovisual como Ferramenta de Comunicação’. A atividade é gratuita e ocorrerá das 10h às 17h, no Centro de Educação Ambiental (CEA) de Porto Alegre (RS), no Bairro Bom Jesus. São oferecidas 15 vagas.

A oficina é voltada para pessoas interessadas em compreender como a produção audiovisual pode dialogar com práticas ancestrais de compartilhamento de histórias orais, construindo um elo entre passado e presente. A programação inclui um módulo teórico sobre os conceitos de memória e audiovisual, seguido de atividades práticas em que os participantes aprenderão a fazer registros audiovisuais com seus celulares, desenvolvendo habilidades técnicas a serem aplicadas na criação de conteúdos que valorizem memórias coletivas e individuais.

A atividade será ministrada por Ana Moura e Hilton Oliveira, profissionais com ampla experiência de produção na área. O encontro propõe uma imersão prática e teórica, mostrando como o audiovisual pode preservar memórias e conectar diferentes gerações.

As inscrições podem ser feitas por meio de formulário online. A oficina visa capacitar os participantes a entender o audiovisual não apenas como técnica, mas como uma poderosa ferramenta de preservação cultural.

Festival Porongos

O Festival Porongos foi criado em 2018 por jovens empreendedores que procuram impulsionar a cultura negra no Sul do Brasil, amplificando sua atuação junto às comunidades periféricas de Porto Alegre.

Com o objetivo de fomentar redes de artistas negros da indústria cultural local e democratizar o acesso às artes e à cultura, a terceira edição do projeto contará com o Festival de Música Negra, que ocorrerá em 20 de novembro. Na Zona Leste da cidade ainda será oferecida uma série de atividades formativas. A iniciativa conta com recursos da Lei Complementar nº 195/2022, Lei Paulo Gustavo.

Professores

Ana Moura, roteirista, diretora e editora de vídeos, é graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e iniciou sua carreira na UFRGS TV. Em 2018, atuou como continuísta no curta ‘Quero Ir para Los Angeles’ e co-fundou o coletivo Macumba Lab. Desde então, trabalhou como roteirista e pesquisadora em diferentes projetos audiovisuais, incluindo ‘Odilon Lopes: Essência, Semente e Luz’ e ‘Samba às Avessas: O Filme’.

Em 2022, destacou-se roteirizando dois videoclipes do projeto Afroglow e, em 2023, dirigiu seu primeiro curta autoral, ‘Flora’, exibido no Festival de Cinema de Gramado. Ana também dirigiu episódios da série ‘Lugar de Fala’ e clipes musicais, além de atuar como 1ª assistente de direção no longa ‘Virgínia e Adelaide’, com estreia prevista para 2024.


Ana Moura conecta a prática ancestral da oralidade com as tecnologias contemporâneas no audiovisual / Nica Fochesatto

Hilton Oliveira, ator, diretor e produtor audiovisual, possui graduação em Marketing e Produção Audiovisual. Criador da Queda Livre Produções e co-fundador de coletivos como o Macumba Lab e o Espaço N, Hilton trabalhou como produtor nas séries ‘Amizades de Outono’ e ‘Exposto’, sendo esta última indicada ao Riowebfest. Na televisão, foi produtor e analista de conteúdo na Fish TV. Como ator, participou de produções como ‘Sant Laire, Trouxe Vinho e Água Turva’. Hilton também é preparador de elenco e facilitador em oficinas de produção audiovisual, e atualmente sócio da produtora Kuatro K.


Hilton Oliveira conecta a prática ancestral da oralidade com as tecnologias contemporâneas no audiovisual / Pedro Fuentes

Serviço

3ª edição Festival Porongos – Concertos Descentralizados

Oficina Audiovisual como Ferramenta de Comunicação
Com Ana Moura e Hilton Oliveira
Sábado - 12 de outubro de 2024, das 10h às 17h

Local: Centro de Educação Ambiental (CEA) | Rua T, 835 , Bom Jesus - Porto Alegre (RS)
Inscrições Gratuitas - 15 Vagas
Recomendação Etária: Livre

Mais Informações

www.festivalporongos.com

https://www.instagram.com/festivalporongos

[email protected]
 


Edição: Vivian Virissimo