Rio Grande do Sul

Eleições 2024

Melo venceu nas dez zonas eleitorais de Porto Alegre, com Maria do Rosário em segundo em nove delas

Atual prefeito foi o mais votado mesmo nas regiões de Porto Alegre mais atingidas pela enchente

Sul21 |
Prefeito Sebastiao Melo (MDB) no comitê eleitoral após resultado do 1° turno das eleições municipais - Foto: Isabelle Rieger/Sul21

O prefeito e candidato à reeleição, Sebastião Melo (MDB), venceu o primeiro turno da eleição municipal em todas as 10 zonas eleitorais de Porto Alegre. A vitória mais folgada ocorreu na zona 112, que abrange os bairros da região centro-norte da cidade, como Jardim Lindóia, São Sebastião e Vila Ipiranga. Nessa zona eleitoral, Melo teve 54,07% dos votos.

Segunda colocada na disputa do primeiro turno, a candidata Maria do Rosário (PT) também ficou na segunda posição em nove das 10 zonas eleitorais da Capital. O melhor desempenho dela foi na 1ª zona, onde obteve 34,89% dos votos diante de 41,26% de Melo. A 1ª zona eleitoral envolve a região das Ilhas e a área central de Porto Alegre, coincidentemente, uma das regiões mais atingidas pela histórica enchente de maio.

Ainda assim, em outros bairros também fortemente afetados pela enchente, como Humaitá, 4º Distrito e Sarandi, Melo foi vencedor e com maior margem de votos.

Já a candidata Juliana Brizola (PDT), que ficou na terceira colocação no primeiro turno, com 19,6% dos votos, foi a segunda mais votada numa única zona eleitoral, a zona 161, que engloba os bairros do Sul e o Extremo Sul de Porto Alegre.

Ao final do primeiro turno, o atual prefeito recebeu 345.420 votos (49,72% dos votos válidos), enquanto Maria do Rosário (PT) conquistou 182.553 (26,28%). Ambos disputam o segundo turno no dia 27 de outubro.

Edição: Sul 21