Rio Grande do Sul

ELEIÇÕES 2024

Disputa para prefeito é decidida por um voto de vantagem no município de Gentil

O candidato petista Adelar Silvestri ficou com 50,04% dos votos válidos, contra 49,96% do oponente do PL, Evandro Biff

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Adelar Silvestri atualmente é vice-prefeito do município do pequeno município de Gentil - Foto: Divulgação/Prefeitura de Gentil

A disputa mais acirrada para prefeito no Rio Grande do Sul foi no município de Gentil. Lá o candidato Adelar Silvestri (PT) venceu seu oponente, Evandro Biff (PL), por um voto de diferença. O petista contabilizou 699 votos, contra 698 do candidato da direita.

Adelar Silvestri é empresário e já exerceu quatro mandatos como vereador. Hoje ele é ocupa o posto de vice-prefeito na gestão de Alcenir Dalmago (PDT).

Localizado no Norte do estado, Gentil tem 1,7 mil habitantes. Votaram no município um total de 1.468 pessoas. Além dos votos para os postulantes, foram registrados 44 foram nulos e 27 em branco.

Prefeito eleito menos votado foi de Linha Nova

O prefeito eleito com a menor quantia de votos no Rio Grande do Sul foi Guiomar Wingert (PSB), em Linha Nova. Com 678 votos, ele derrotou seu adversário, Nicolau Haas (PDT), que fez 636 votos.

Linha Nova fica a 80 km de Porto Alegre e tem 1.719 habitantes. Votaram no município um total de 1.355 pessoas. Houve 33 votos nulos e 8 votos em branco.

As informações são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


 
 

 

 

Edição: Marcelo Ferreira