Rio Grande do Sul

SOLIDARIEDADE

Instituto Cultural Padre Josimo soma esforços em campanha solidária a ribeirinhos da Amazônia

População que vive às margens do rio Madeira e afluentes está sem acesso a água potável e alimentos

Brasil De Fato | Porto Alegre (RS) |
Níveis do Rio Madeira estão alarmantes e colocam população ribeirinha sob risco iminente - Defesa Civil/Porto Velho

Nos últimos dias tem crescido nas redes uma forte campanha em solidariedade às comunidades ribeirinhas localizadas na região amazônica, expostas ao mais longo período de seca que já se teve notícia naqueles territórios. O Instituto Cultural Padre Josimo (ICPJ), mantenedor do jornal Brasil de Fato no Rio Grande do Sul, recebeu um chamado do bispo de Porto Velho (RO), Dom Roque Paloschi, pedindo por ajuda.

Frei Sérgio Görgen, diretor do ICPJ, imediatamente confirmou a entrada do ICPJ nos esforços para garantir as necessidades emergenciais da população ribeirinha amazônida atendida pela diocese de Porto Velho e lembrou que nos momentos mais críticos da tragédia na qual o Rio Grande do Sul passou muitas doações chegaram vindo justamente de mobilizações realizados da região Norte do país.

“Quando a enchente nos atingiu, gente do Brasil inteiro foi solidária conosco. Agora é nossa vez de sermos solidários com as vítimas da seca na Amazônia.”

Dom Roque explicou que os ribeirinhos nos distritos de Calama, São Carlos e regiões adjacentes vivem em áreas onde o acesso à água potável e alimentos se torna cada vez mais escasso, agravando o sofrimento de quem já enfrenta inúmeras dificuldades, em decorrência da grave seca que afeta o rio Madeira e seus afluentes.

“O objetivo é fornecer auxílio imediato por meio de água potável, alimentos e produtos de primeira necessidade. Sabemos que a solidariedade é um gesto concreto de amor, e toda ajuda, por menor que seja, terá um impacto significativo na vida dessas pessoas”, afirma o bispo.

As doações podem ser feitas por meio da Conta Correte 16.644-8, Banco SICOOB (Nº 756), Agência 3315-4, em favor de Arquidiocese de Porto Velho, CNPJ: 05.902.606/0001-36. Também pode ser utilizada a Chave PIX Celular: 69 993678376.

Enviar os comprovantes para: E-mail: [email protected]. Para mais informações ou encaminhamento de outras doações a diocese oferece atendimento via WhatsApp no número (69) 9 99367 8376.

Assista ao chamado de Dom Roque Paloschi no Instagram da diocese de Porto Velho:

 


Edição: Vivian Virissimo