No Brasil, há 479 mil detentos espalhados em unidades prisionais. Diante deste cenário, iniciativas como o documentário “Palavra Presa” surgem para ampliar a discussão sobre medidas que podem contribuir de forma positiva para a realidade do cárcere.
Dirigido por Ilaine Melo e filmado no complexo prisional de Joinville (SC), o filme será exibido na Cinemateca Capitólio, em Porto Alegre, na terça-feira (24), às 19h, com entrada franca. O documentário possui apoio da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) e do governo do estado, entre outras entidades.
Realizado pela IPÊ Produções e CPU Filmes, o longa-metragem apresenta o cotidiano do envolvimento de João Marcos Buch, na época juiz penal e atualmente desembargador, com projetos de leitura e escrita dentro de sistemas prisionais.
Com intuito de romper rotinas violentas, propiciar um espaço de organização emocional, diálogo e aproximação com obras literárias, Buch, que também é autor, é acompanhado na sua jornada de defesa dos Direitos Humanos.
Além da exibição, a sessão na Cinemateca Capitólio do dia 24 contará com um debate com os produtores do documentário e com a defensora pública dirigente do Núcleo de Defesa em Execução Penal, Mariana Py Muniz.
Edição: Marcelo Ferreira