Rio Grande do Sul

economia solidária

Unisol RS realiza doação de mobiliário para famílias vítimas das enchentes

Iniciativa é parceria com a Fundação Banco do Brasil e vai atender aproximadamente 3000 famílias

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
A organização captou junto à Fundação Banco do Brasil os recursos para a compra dos itens, dentro do Programa Ajuda Humanitária - Anahi Fros

A Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários do Estado do Rio Grande do Sul (Unisol RS) está realizando uma ação que vai atender mais de 3 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social das regiões Metropolitana de Porto Alegre, Vale dos Sinos e Sul do estado afetadas pelas enchentes que devastaram o estado.

Os beneficiados fazem parte mais de mil famílias que têm, entre os provedores, costureiras, artesãos, catadores, serviços (bancos comunitários), entre outros, como todos ligados a empreendimentos filiados à Unisol.

“Ainda há muito a fazer pelo Rio Grande do Sul, o que fica visível nas entregas, ocorridas em bairros fortemente atingidos, como o Sarandi, em Porto Alegre, bem como no Rio Branco, Mato Grande e Mathias Velho, em Canoas”, destaca a coordenadora geral de Projetos e Organização Financeira da Unisol RS, Isabeta Carla Ody.

A proposta engloba a distribuição de camas, colchões, armários de cozinha com pia, fogões, jarras elétricas e roupeiros, itens perdidos nas chuvas.

A organização captou junto à Fundação Banco do Brasil os recursos para a compra dos itens, dentro do Programa Ajuda Humanitária. O projeto já contou com uma primeira fase emergencial, ocorrida no final de maio, quando foram entregues 3 mil cestas básicas contendo kits de alimentos e de higiene e limpeza, além de mantas e cobertas. 

A segunda fase da ação está focada no atendimento às cidades de Porto Alegre, Canoas, Guaíba, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Pelotas, Jaguarão, Rio Grande e São José do Norte.

Muitas cooperativas filiadas à Unisol RS tiveram suas estruturas atingidas, entre elas, a Cooperativa de Costureiras Unidas Venceremos (Univens), ligada à Justa Trama, no bairro Sarandi, a Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis da Cavalhada, a Cooperativa de Trabalho de Coleta Seletiva e Reciclagem União Faz a Força (Coopermag), a Cooperativa de Trabalho dos Recicladores de Materiais Recicláveis (Coopcamate) e a Cooperativa Mãos Dadas, todas de Canoas, a Cooperativa de Trabalho e Renda Univale e a Cooperativa de Trabalho, Limpeza Urbana e Reciclagem (Coolabore), ambas de Novo Hamburgo, a Associação de Empreendimentos de Economia Solidária (Aesol), de São Leopoldo, e Grupos artesanato e confecção Pé por pé.


Edição: Vivian Virissimo