A Sala Redenção recebe nesta semana duas programações voltadas à arte, ciência, preservação do meio ambiente e sustentabilidade. Nesta terça-feira (10), às 19h, o cinema da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) terá nova sessão do ‘Ciclo Documentários’ com a obra ‘Lixo Extraordinário’. Lançado em 2011 e dirigido pela cineasta britânica Lucy Walker e João Jardim, o filme foi indicado ao Oscar de Melhor Documentário. A exibição é seguida de conversa com o Clube de Cinema de Porto Alegre, parceiro do projeto.
‘Lixo Extraordinário’ explora o impacto da arte e da sustentabilidade ao acompanhar o renomado artista Vik Muniz em sua jornada ao maior aterro sanitário do mundo, localizado no Rio de Janeiro. O filme retrata a transformação de materiais descartados em obras de arte que refletem a dignidade e a resiliência dos catadores de lixo que trabalham no local. Através das lentes sensíveis dos diretores, a obra destaca a relação entre arte, meio ambiente e justiça social.
O ‘Ciclo Documentários’ se estende até o final do ano, com sessões mensais e gratuitas, sempre às terças-feiras. A proposta é oferecer ao público exibições de importantes obras documentais do cinema nacional e ampliar a audiência com apresentação diversa aos filmes de ficção. Ao longo do ciclo, o Clube de Cinema de Porto Alegre convida os espectadores a conhecerem diferentes realidades e a refletirem sobre o mundo ao seu redor, com a possibilidade de um bate-papo sobre as obras após as exibições.
Lixo Extraordinário
(dir. Lucy Walker | Brasil | 2011 | 1h38min)
Filmado ao longo de dois anos (agosto de 2007 a maio de 2009), ‘Lixo Extraordinário’ acompanha o trabalho do artista plástico Vik Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. Lá, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis, com o objetivo inicial de retratá-los. No entanto, o trabalho com esses personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando confrontados a reimaginar suas vidas fora daquele ambiente. A equipe tem acesso a todo o processo e, no final, revela o poder transformador da arte e da alquimia do espírito humano.
Cineciência
Em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa e o Centro Cultural da UFRGS, a Sala Redenção abre suas portas para receber o 'Cineciência', projeto de extensão que divulga a ciência por meio do cinema.
A edição de 2024 divide-se em dois ciclos: o 'Cineciência Kids', fechado para escolas previamente inscritas; e a programação 'Sociedades Alternativas', aberta ao público, com sessões entre 11 de setembro e 6 de novembro, sempre às quartas-feiras, a partir das 19h. Após as exibições, o público é convidado para uma conversa com pesquisadores sobre as questões abordadas em cada obra.
O ciclo 'Sociedades Alternativas' conta com filmes sobre o poder da polícia e de estados autoritários, a experimentação animal e a poluição ambiental. Já o 'Cineciência Kids' tem por objetivo promover as reflexões com estudantes do ensino fundamental de escolas públicas de Porto Alegre e da região metropolitana, e o enfoque do ciclo está na relação entre os seres humanos, os animais silvestres e a preservação ambiental.
Serviço
Ambas as programações têm entrada franca e são abertas à comunidade geral. A Sala Redenção está localizada no campus central da UFRGS, com acesso mais próximo pela Rua Eng. Luiz Englert, 333.
Ciclo Documentários: Lixo Extraordinário
Terça-feira - 10 de setembro - às 19h
Sala Redenção - Cinema Universitário
Entrada Franca
Sessão realizada pela Sala Redenção em parceria com o Clube de Cinema de Porto Alegre
Ciclo Cineciência
Entre 11 de setembro e 6 de novembro
O ciclo se divide entre duas programações: 'Sociedades Alternativas', aberta ao público, e 'Cineciência Kids', para escolas inscritas no projeto
Entrada Franca
Ciclo realizado pela Sala Redenção, em parceria com o Centro Cultural da UFRGS e coordenado pela Pró-Reitoria de Pesquisa
Edição: Vivian Virissimo