Miguel Orlandi, o Irmão Miguel recebeu o título de Cidadão de Porto Alegre da Câmara Municipal de Porto Alegre, na noite desta quinta-feira (5). A outorga do título teve proposição do vereador Pedro Ruas (Psol) que salientou que Irmão Miguel representa tudo o que há de melhor no ser humano.
“Poucas pessoas levam tão a sério o que prega o Novo Testamento na opção pelos pobres. É extraordinário o Irmão Miguel nessa luta. Nós nos conhecemos nessa luta, nessa peleia. Eu não sou um homem conhecido por vinculações religiosas, eu sou um lutador social. Mas foram tantas as vezes que eu vi o Irmão Miguel atuar, tantas as pessoas que ele ajudou, tantas vezes”, contextualizou.
O vereador citou os trabalhos sociais realizados pelo homenageado, em diferentes localidades da Capital – como a Vila dos Papeleiros e região das Ilhas –, sempre com uma palavra, um acolhimento, o apontamento de um caminho. Sobre o título conferido a Irmão Miguel, Ruas pontuou a atuação do religioso. “Um trabalho social desta natureza, um trabalho que muda a sociedade, um trabalho que é a verdadeira opção por quem nada tem, pelos excluídos de uma sociedade injusta; pela dedicação de uma vida inteira a mesma causa, ninguém pode contestar”, afirmou.
O homenageado agradeceu ao vereador Ruas, a todos os presentes e destacou que “não tem como festejar nada sozinho, tem que ser no coletivo”. Ele saudou especialmente os recicladores e a comunidade da região das Ilhas.
“Sempre me presentearam ao longo da minha vida, com a acolhida, a confiança, e, em especial, ao entregar pra nós, aos nossos cuidados, seus filhos e filhas, no intuito da educação”, disse. Ele sublinhou a alegria em receber tal honraria, mas reforçou que os valores Maristas pregam a simplicidade, a humildade, e a modéstia.
“Por outro lado, o vereador Ruas me disse ‘eu preciso fazer essa homenagem porque eu preciso dizer pra Porto Alegre o quanto importante são as pessoas que se dedicam a construir uma cidade mais fraterna, uma cidade que seja para todos e todas’. Isso logicamente me fez declinar da minha resistência”, revelou. Irmão Miguel falou ainda de sua missão social como educador junto às periferias. “A vida Marista não só me ensinou a viver o princípio do evangelho dos empobrecidos, mas também me acolheu e possibilitou que eu fosse fiel a esse propósito da minha missão aqui em Porto Alegre”, declarou.
Histórico
Miguel Antônio Orlandi, 50 anos, conhecido como Irmão Miguel, nasceu em Garibaldi (RS), onde recebeu sua formação de vida inicial e aprendeu o senso comunitário e os valores importantes para o convívio social. Após ser cuidado nessa fase inicial da vida, alçou voo com o incentivo dos pais para conhecer e viver junto aos Maristas para discernir sua vocação. Assim, em 1989, seguiu para Bom Principio para concluir o Ensino Fundamental e iniciar suas atividades de formação Marista. E assim seguiu por diversas cidades, aprimorando a vida Marista e o serviço ao povo das periferias. No ano 2000, passou a residir em Porto Alegre e, desde então, dedica-se à formação das juventudes e no trabalho social junto às periferias da cidade; isso inclui a tarefa de organizar a população na construção e busca por direitos.
* Com informações da Comunicação da Câmara de Vereadores
Edição: Katia Marko