Rio Grande do Sul

CINEMA

O filme 'Um Corpo Só' terá uma sessão neste domingo (1), às 19h30, na Sala Eduardo Hirtz

Exibição gratuita faz parte da Mostra Gaúcha da Cinemateca Paulo Amorim, dos longas apresentados no Festival de Gramado

Brasil de Fato | Porto Alegre |
O filme híbrido “Um corpo só” é assinado pelo cineasta Cacá Nazario - Divulgação

O filme “Um Corpo Só” terá uma sessão neste domingo (1), às 19h30, na Sala Eduardo Hirtz, da Casa de Cultura Mario Quintana, com entrada franca. Fará parte da Mostra Gaúcha da Cinemateca Paulo Amorim, dos longas que foram exibidos no Festival de Gramado.

O filme híbrido “Um corpo só”, assinado pelo cineasta Cacá Nazario, foi apresentado na Mostra Competitiva de Longas Gaúchos do 52º Festival de Cinema de Gramado.

Misto de registros documentais com narrativa ficcional, “Um corpo só” retrata os processos criativos do teatro de vivência promovido há 46 anos pelo Ói Nóis Aqui Traveiz. Em primeiro plano, estão Tânia Farias e Paulo Flores, mesclando suas vidas pessoais com a encenação dos diálogos escritos por Jerri Dias para o roteiro da produção.

Focado em evidenciar a linguagem corporal na interpretação, o título é ousado no formato narrativo e brinca com os gêneros, tensionando as expressões artísticas cinema e teatro, flertando com o onírico. “Tem que arriscar, para não se repetir. Acho que há um grau de risco. Eu prefiro errar às vezes a não tentar. Tu não precisas sempre estar no naturalismo para fazer cinema”, reflete o diretor Cacá Nazario.

O cineasta conhecia a Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, via Paulo Flores, desde a década de 1980, quando cursou o Departamento de Arte Dramática (DAD) da UFRGS. O ator também participou de um curta do diretor (“Júlia”, de 2006).


Edição: Katia Marko