Rio Grande do Sul

EDUCAÇÃO

Projeto ‘Biblioteca da Diversidade’ beneficiou milhares de crianças de Campo Bom

Foram doadas estruturas com livros literários infantis, incluindo temas da cultura afro-brasileira e povos indígenas

Brasil de Fato | Campo Bom |
As ações tiveram o objetivo de viabilizar a formação aos professores para conduzir pautas construtivas sobre os povos indígenas e culturas afro-brasileiras - Foto: Claiton Silva

O projeto “Biblioteca da Diversidade” realizou ações no município de Campo Bom/RS, entre os dias 19 e 29 de agosto. Ao todo, 2082 crianças, de 6 a 12 anos, de escolas públicas foram beneficiadas. As ações tiveram o objetivo de viabilizar a formação aos professores para conduzir pautas construtivas sobre os povos indígenas e culturas afro-brasileiras.

Foram doadas estruturas com 80 livros literários infantis, incluindo temas da cultura afro-brasileira, bem como cinco títulos impressos em braile. Também foram ofertados 50 jogos e brinquedos educativos, bem como um acervo de materiais artísticos (papéis, lápis, canetinhas, etc.).

O projeto contou com intérpretes de Libras e um monitor, que auxiliou o público no espaço e também orientou os participantes com deficiências físicas, visuais ou espectros, síndromes ou doenças que geram limitações.

''O resultado das ações do Biblioteca da Diversidade em Campo Bom foi incrível. O projeto tem o intuito de levar as culturas e literaturas afro-brasileiras e indígenas para as crianças, mas através de um método que realmente se perpetue no dia a dia da escola e não apenas uma ação esporádica”, explica o produtor responsável pelo projeto, Kauan Ferreira.

Segundo ele, o mais importante é a formação com os educadores, pois é nela que os professores vão entender como aplicar os materiais doados em suas aulas. “Apesar de ser uma lei de mais de 20 anos, a obrigatoriedade do estudo de história e cultura afro-brasileira nas escolas, sabemos que ainda hoje isso não é uma realidade, infelizmente. O Biblioteca da Diversidade vem ajudar com essa luta”, explica.


Ao todo, 2082 crianças, de 6 a 12 anos, de escolas públicas foram beneficiadas / Foto: Claiton Silva

O projeto foi desenvolvido nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental Princesa Isabel, Edmundo Strassburguer, Presidente Vargas, Dona Augusta, 25 de Julho, Octacílio Ermindo Fauth, Morada do Sol e Duque de Caxias.

O projeto “Biblioteca da Diversidade” foi viabilizado através da Lei de Incentivo à Cultura, com a produção da Scorsolino Produções, apoio da Altia e Komedi, com patrocínio da Edenred Ticket Log, e realização do Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.

Principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda.

A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.


O projeto “Biblioteca da Diversidade” foi viabilizado através da Lei de Incentivo à Cultura / Foto: Claiton Silva

Sobre a Edenred Mobilidade

A Edenred é líder em soluções de mobilidade na América Latina, representada no Brasil pelas marcas Edenred Ticket Log e Edenred Repom. Possui mais de 30 anos de experiência no país e conecta pessoas e negócios a uma mobilidade mais eficiente e sustentável. Conta com mais de 33 mil empresas clientes e uma frota gerenciada de 1 milhão de veículos, que abastecem quase 2,5 bilhões de litros de combustível por ano. Apenas em gestão de frete e vale-pedágio, possui mais de 3 mil empresas clientes, 1 milhão de caminhoneiros atendidos que correspondem a 8 milhões de transações anuais, em uma rede de 1.700 postos credenciados e 100% das praças de pedágio em todo o Brasil. No mundo, a Edenred é a plataforma digital líder para serviços e meios de pagamento, que atua como a companhia diária para pessoas no trabalho, conectando mais de 60 milhões de usuários e mais de 2 milhões de comerciantes parceiros, em 45 países, por meio de aproximadamente 1 milhão de empresas-clientes.


Edição: Katia Marko