A edição 2024 do prêmio Congresso em Foco anunciou nesta quinta-feira (29) os resultados da tradicional premiação. O júri especializado (composto por representantes do terceiro setor, das áreas empresarial, trabalhista e acadêmica e do próprio Congresso em Foco) escolheu a deputada Fernanda Melchionna (PSOL-RS) e o senador Paulo Paim (PT-RS).
“Esse prêmio é muito importante para fortalecer nossa luta e nossa voz na Câmara dos Deputados e nas ruas. Também enxergo ele como uma prova de que estamos travando as batalhas necessárias do nosso tempo”, avalia Fernanda Melchionna.
Ao receber seu prêmio, Paim ressaltou a importância social da premiação. “Aqui é o centro de um debate da boa política. Aqui passam homens e mulheres, independente de orientação sexual, que apontam o caminho daquilo que a gente vem fazendo e deve fazer no Congresso”, declarou.
A deputada federal Erika Hilton (Psol-SP) e o senador Fabiano Contarato (PT-ES) venceram a votação popular. As escolhas do júri de jornalistas (que conta com a repórter do Brasil de Fato Cristiane Sampaio) terminaram em empates. No Senado, Eliziane Gama (PSD-MA), Randolfe Rodrigues (PT-AP) e, mais uma vez, Fabiano Contarato foram eleitos. Já na Câmara, os representantes da imprensa escolheram Benedita da Silva (PT-RJ) e Tabata Amaral (PSB-SP).
Júri popular
Na região Sul, os dois mais votados do júri popular, mais uma vez, foram os parlamentares gaúchos: a deputada Fernanda Melchionna e o senador Paulo Paim. Também foi premiada a deputada Daiana Santos (PCdoB-RS); Maria do Rosário (PT-RS) e Bohn Gass (PT-RS), além da deputada Carol Dartora (PT-PR). Confira a lista completa no site do Congresso em Foco.
Edição: Vivian Virissimo