Originada a partir do fotolivro homônimo, a mostra faz parte de um projeto maior idealizado pela escritora e doutoranda em Letras Tainã Rosa e pelo fotógrafo Afrovulto, com o apoio do estudante de Pedagogia Rafal Gaara. A iniciativa visa preservar e compartilhar as tradições de matrizes africanas e afro-indígenas presentes no município. A exposição segue aberta ao público em geral, no IFRS Campus Alvorada, proporcionando uma imersão visual e cultural até 6 de setembro.
O fotolivro Alvorecer em Terreiros será distribuído nas 31 escolas municipais e cinco institutos da cidade em setembro. Além disso, exemplares físicos do fotolivro serão disponibilizados na Biblioteca Pública Municipal Luis Fernando Verissimo, incluindo uma versão com áudio-descrição para pessoas cegas e com baixa visão.
Escolas e institutos municipais têm a oportunidade de visitar a mostra, com transporte e mediação cultural assegurados em uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de Alvorada e o IFRS Campus Alvorada.
O projeto Alvorecer em Terreiros fortalece a preservação da cultura afro-brasileira no Rio Grande do Sul e reitera a importância de iniciativas educativas para a valorização dessa herança entre as novas gerações.
Edição: Katia Marko