Rio Grande do Sul

prefeitura

Pesquisa Quaest em Porto Alegre mostra empate técnico entre Melo e Maria do Rosário

Melo aparece com 36% e Maria do Rosário com 31%; levantamento possui margem de erro de 3 pontos percentuais

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
No limite da margem de erro, Melo tem entre 39% e 33% e Rosário, entre 34% e 28%. - Fotos: Mario Agra/Câmara dos Deputados e e César Lopes/PMPA

A Quaest divulgou pesquisa sobre intenções de votos para a prefeitura de Porto Alegre (RS) na terça-feira (27). Na capital gaúcha, há empate técnico entre os dois primeiros candidatos, considerando a margem de erro, de três pontos percentuais para mais ou para menos. O atual prefeito Sebastião Melo (MDB), que tem 36% das intenções de voto, empata com a deputada federal Maria do Rosário (PT) que aparece com 31%. No limite da margem de erro, Melo tem entre 39% e 33% e Rosário, entre 34% e 28%.

Na sequência, aparecem Juliana Brizola (PDT) com 11% e Felipe Camozzato (Novo) com 3%. Cesar Pontes (PCO), Luciano do MLB (UP), Fabiana Sanguiné (PSTU) e Carlos Alan (PRTB) não pontuaram. Dos entrevistados, 12% se dizem indecisos. Brancos, nulos e que não vão votar são 7%. Essa pontuação surge na pesquisa estimulada, ou seja, o eleitor recebe um cartão com os nomes dos candidatos.

Na espontânea, quando não são apresentados os nomes dos postulantes à prefeitura, Melo alcança 15% das citações, seguido por Rosário, que apresenta 14%. Novamente, eles aparecem tecnicamente empatados. Juliana aparece com 2%, e Camozzato tem 1%. Demais candidatos não pontuaram.

De acordo com a pesquisa, Maria do Rosário é a candidata que apresenta maior rejeição, com 48%. Na sequência, vem Sebastião Melo, com 40%. Juliana Brizola possui  37% de rejeição. Outros 18% afirmam que não votariam em Camozzato.

O levantamento ouviu 900 pessoas entre os dias 24 e 26 de agosto e tem um índice de confiança de 95%. No Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi registrada sob o protocolo RS-09561/2024.  


Edição: Vivian Virissimo