Rio Grande do Sul

SALVEM A CULTURA

Terreira da Tribo retoma mutirões de limpeza neste final de semana

Sábado e domingo, das 9h às 17h, acontece a segunda fase de mutirão nos depósitos de cenários do grupo de teatro

Brasil de Fato | Porto Alegre |
"O Ói Nós é um coletivo de teatro que passou 46 anos fazendo um trabalho comprometido", afirma Tânia Farias - Foto: Rafa Dotti

Há 15 anos o centro cultural Terreira da Tribo está localizado na Rua Santos Dumont, 1186, no bairro São Geraldo. No mesmo bairro, estão localizados os depósitos de cenários da Terreira, na Av. Missões, 06.

A enchente de maio inundou ambos os espaços, devastando figurinos, adereços, cenografias, refletores e material de acervo. Logo após as águas baixarem, no dia 1º de junho, um mês após o início da maior enchente do Rio Grande do Sul, um ato simbólico marcou a reabertura do espaço com um grande mutirão de limpeza.

Após vários mutirões na sede da Terreira, agora o grupo convida para unir forças para resgatar os materiais dos depósitos, de grande importância para a reconstrução da Terreira da Tribo.

A atriz/atuadora Tânia Farias, que integra há três décadas o Ói Nóis Aqui Traveiz. lembra que, “se o grupo ainda respira e consegue esperançar diante de tanta destruição e apagamento da memória pela negligência que fez de Porto Alegre essa triste cidade de desabrigados de todo tipo, é porque muita gente no momento da entrada na nossa querida Terreira veio junto pra pegar a nossa mão”.

Segundo ela, de lá pra cá a "normalidade" da vida com as pessoas voltando ao trabalho o mutirão também foi afetado e hoje precisam muito avançar para uma nova fase. “Entrar nos galpões de cenários, que implica em ter muitos braços para ajudar a mover, selecionar e, claro, limpar muitas coisas.”

Tânia lamenta que ao completar 46 anos de existência, o grupo segue sem perspectivas de pra onde levar o acervo que foi salvo. “Em setembro já teremos que voltar a pagar o pesado aluguel de R$ 16 mil da nossa sede e dos galpões. Isso nos deixa com muita insegurança em relação ao futuro, mas, sem dúvida, a presença das pessoas nestes momentos de ação coletiva, é o que mais nos alimenta a não desistir.”

TERREIRA DA TRIBO EU APOIO!

Você pode colaborar com uma doação para a Associação dos Amigos da Terreira da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz através da conta: Caixa Econômica Federal – Agência 0448 – Operação 003 – Conta Corrente 01315-4

Chave pix: 95123576000152 (CNPJ)


Edição: Katia Marko