Na próxima quinta-feira (29), a cooperativa camponesa Cooperbio, formada por famílias camponesas da base do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) na região Norte do RS, vai sediar, em Seberi, a primeira edição do Seminário “Mudanças do Clima”. A atividade, prevista para iniciar às 8h30 e se estender até a tarde, será realizada no Centro Territorial de Cooperação e Educação Ambiental, onde está instalada a sede da cooperativa, na Linha Tesoura, interior do município.
“Mais uma vez estaremos abrindo os portões deste espaço que tem se configurado como uma verdadeira universidade do clima para receber a comunidade local e regional, de modo especial as pessoas que têm se dedicado a pensar as mudanças climáticas, suas causas e o que precisamos fazer para conter e retroagir seus efeitos”, comenta Luiza Pigozzi, da direção da Cooperbio e integrante da organização do seminário.
O encontro terá como painelistas convidados de renome nacional no meio científico, como Marcos Sorrentino, do Ministério do Meio Ambiente e Mudanças do Clima/MMA, que vai falar sobre a Rede Centros Territoriais de Educação Ambiental; Guilherme Franco, da Fiocruz, que fará uma abordagem sobre Mudanças climáticas e Saúde; Ernestino Guarino, da Embrapa Clima Temperado, que vai apresentar um panorama das mudanças climáticas no RS.
Da parte do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) haverá um painel apresentado pelo engenheiro agrônomo Marcelo Leal, sobre “Transição ecológica de sistemas alimentares e mudanças climáticas” e também a presença de membros da coordenação nacional como Tairi Felipe e Frei Sérgio Görgen que vão realizar o ato de lançamento regional da “Missão Josué de Castro”, atividade de mobilização, produção e distribuição de alimentos entre camponeses e população urbana que se encontre sob risco de insegurança alimentar.
O seminário está inserido nas ações do projeto do Centro Territorial de Cooperação e Educação Ambiental, aprovado pela Cooperbio junto ao governo federal, através do Ministério do Meio Ambiente e Mudanças do Clima, contando com o apoio de organizações regionais como Admau, Creluz, IFFar, URI, UFSM, UERGS, Cigres, Codemau, entre outros.
Interessados em participar podem solicitar inscrição ou obter mais informações pelo WhatsApp (55) 55 99733.5461. Não haverá cobrança de taxa de inscrição. Estudantes de cursos universitários e técnicos podem solicitar certificação para registro de horas/atividade.
Edição: Katia Marko