Rio Grande do Sul

Mobilidade Urbana

Trensurb terá operação especial durante a Expointer 

A empresa além de reduzir o tempo de intervalo de 18 para 14 minutos, fará reforço no efetivo de empregados de estações

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Durante a feira, para atender ao incremento na demanda de passageiros, também haverá reforço na frota de ônibus integrados - Foto: Fabiana Reinholz

Durante a 47ª Expointer, em Esteio, que tem início neste sábado (24) e segue até o dia 1º de setembro, a Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb) terá operação especial durante esse período. Funcionando emergencialmente de Canoas a Novo Hamburgo, com ônibus integrados fazendo o trajeto entre a Estação Mathias Velho e Porto Alegre, a empresa além de reduzir o tempo de intervalo de 18 para 14 minutos, fará reforço no efetivo de empregados de estações e da segurança metroviária, além de plantões de equipes de manutenção em Esteio.

De acordo com a empresa, o público que se deslocar de metrô para o Parque Assis Brasil, onde acontece o evento, contará com atendimento diferenciado. Serão tomadas medidas especiais, como o reforço no efetivo de empregados de estações e da segurança metroviária, além de iniciativas para orientar o fluxo dos usuários no acesso à Estação Esteio.

Durante a feira, para atender ao incremento na demanda de passageiros, também haverá reforço na frota de ônibus integrados que fazem o trajeto entre a Estação Mathias Velho e o centro de Porto Alegre.

Os ônibus, devidamente identificados como "a serviço da Trensurb - Operação Trilhos Humanitários", fazem o trajeto em ambos os sentidos entre o terminal de integração da Estação Mathias Velho, em Canoas, e o terminal na Avenida Júlio de Castilhos, entre as ruas Dr. Flores e Vigário José Inácio, próximo ao Terminal Rui Barbosa (Centro Popular de Compras), em Porto Alegre. Há também paradas nas estações Farrapos e Aeroporto. Vale destacar que não há cobrança de passagem nos ônibus, apenas nas linhas de bloqueios do metrô.

Avisos sonoros serão emitidos, nas estações e trens, com foco nas demandas pontuais referentes à Expointer – como compra antecipada de passagens e orientações para o desembarque dos trens.

Nos finais de semana de feira (24, 25 e 31 de agosto e 1º de setembro), não será permitido o acesso de usuários com bicicletas ao sistema metroviário durante todo o horário de operação. Nos dias de semana, o acesso ao metrô com bicicletas ocorre normalmente, com liberação nos horários de menor movimento (das 9h às 16h e das 19h às 23h).

Reenergização da rede aérea de tração

A empresa realiza durante toda esta semana os procedimentos necessários para a reenergização da rede aérea de tração, responsável por fornecer energia elétrica para o funcionamento dos trens. Tal medida faz parte do processo de recomposição dos sistemas elétricos entre as estações Canoas e Mercado, após as enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul. 

As ações implementadas durante esta semana precedem os testes técnicos e de segurança que serão realizados para o futuro restabelecimento da operação plena da Trensurb, necessários à garantia da qualidade, confiabilidade e segurança na circulação dos trens. 

“Vale destacar que, com essa reenergização, embora passe a haver tensão na rede aérea de tração do metrô, antes da reconstrução das subestações e outros equipamentos de energia que foram alagados durante a enchente, ainda não haverá potência suficiente para permitir a operação comercial dos trens no trecho”, salienta a empresa.

A Trensurb ressalta ainda que outro fator importante dessas ações refere-se à segurança, já que está havendo uma incidência de furtos de cabos desenergizados nesse trecho, gerando prejuízo financeiro para a empresa e risco operacional aos trabalhadores, além de colocar em risco a retomada da operação em Porto Alegre. Desde o período das enchentes, a Trensurb já sofreu mais de 50 ocorrências de furto de cabos e tentativas de furto, sendo pelo menos 48 no trecho da linha em Porto Alegre, com prejuízo estimado de cerca de R$ 5 milhões.

Abaixo detalhe das viagens:

Partidas da Estação Mathias Velho - Viagens com destino ao centro de Porto Alegre, com paradas apenas para desembarque nas estações Aeroporto e Farrapos, das 5h15 às 22h50. O embarque e desembarque em Mathias Velho é feito no terminal de integração da estação.

Partidas do terminal da Av. Júlio de Castilhos - Viagens diretas com desembarque apenas na Estação Mathias Velho, das 5h30 às 22h10.

Partidas da Estação Aeroporto - Viagens com destino à Estação Mathias Velho, com parada apenas para embarque na Estação Farrapos, das 6h20 às 9h e das 16h às 22h10. O embarque e desembarque no Aeroporto é realizado na parada de ônibus junto à estação, em parada devidamente identificada, no lado norte, junto ao terminal do aeromóvel. Na Estação Farrapos, tanto o embarque quanto o desembarque também são feitos na parada junto à estação.


Edição: Katia Marko