Rio Grande do Sul

livros

Acervo bibliográfico on-line de mais de 30 mil títulos é disponibilizado no RS

Bases bibliográficas integram três instituições da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) do Rio Grande do Sul

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Ao todo, serão mais de 30 mil títulos e 50 mil exemplares disponibilizados - Cesar Caramês/MuseCom

A Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) do Rio Grande do Sul disponibilizou, na última segunda-feira (19), um acervo bibliográfico on-line de mais de 30 mil títulos e 50 mil exemplares. Os usuários poderão consultar dados da Biblioteca Erico Verissimo, da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), Biblioteca Pública do Estado (BPE) e Museu da Comunicação Hipólito José da Costa (MuseCom).

O catálogo de livros da biblioteca do MuseCom inclui obras literárias e pesquisas relevantes para a área da comunicação. No banco de dados da instituição também será possível consultar o catálogo de títulos de imprensa preservados na hemeroteca do Museu, com destaque para acervos raros do século XIX, como o jornal Diário de Porto Alegre, de 1827. 

"A implementação de um software de gestão de biblioteca no MuseCom vem acompanhada de muito entusiasmo. É um marco importante para a Instituição, pois busca otimizar a organização e o acesso ao acervo, principalmente ao de imprensa, fundamental para a comunidade pesquisadora", comemora Lucia Helena Vidal, analista bibliotecária do MuseCom e integrante do Grupo de Trabalho (GT) do programa Acervos da Cultura.

A Biblioteca Erico Verissimo disponibilizará seu catálogo de livros - ainda em construção - , com obras literárias de variados gêneros, de autores nacionais e internacionais, e títulos dedicados aos estudos literários e linguísticos. O acervo do espaço conta com cerca de 18 mil livros.

"A BPE possui obras com temática diversa, abrangendo áreas como literatura gaúcha, nacional e estrangeira; ciências exatas; arte e filosofia, e todas elas poderão ser consultadas pelo público também de forma on-line, a partir de segunda-feira", enfatiza a diretora da Biblioteca Pública do Estado, Ana Maria de Souza.


Edição: Vivian Virissimo