Rio Grande do Sul

DESINFORMAÇÃO

Seminário vai discutir como combater as notícias falsas

Iniciativa é da Associação Riograndense de Imprensa e vai acontecer na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

Brasil de Fato | Caxias do Sul |
Gratuito e aberto à comunidade, o evento é organizado pela seccional da Serra Gaúcha no próximo dia 27, às 19h - Divulgação

Sob o título "O poder de duvidar: seminário de combate à desinformação", a Associação Riograndense de Imprensa (ARI) vai debater o avanço da desinformação e seus reflexos na sociedade. Gratuito e aberto à comunidade, o evento é organizado pela sua seccional da Serra Gaúcha e vai acontecer no próximo dia 27, às 19h, no plenário da Câmara de Vereadores da cidade.

"É nossa responsabilidade alertar as pessoas sobre os riscos de uma informação falsa, ainda mais neste período eleitoral e com tantas plataformas tecnológicas disponíveis para publicação e envio de conteúdo”, ressalta a jornalista e professora Vania Marta Espeiorin, presidenta da ARI Serra Gaúcha. 

Identificando as fake news

No encontro, a vice-presidenta da ARI Serra Gaúcha, Juliana Bevilaqua, e a diretora de Cultura, Valquiria Vita, apresentarão orientações para a população checar se uma informação é verdadeira ou não.

"Qualquer cidadão pode checar se uma informação é fake news ou não. É nosso papel, como profissionais de comunicação, mostrar à população como fazer essa checagem", diz Juliana.

Na visão da presidenta, o seminário vai “contribuir e ajudar a conscientizar os eleitores que é preciso buscar fontes seguras para obter as informações e não se deixar levar por dados duvidosos que chegam por aplicativos, por exemplo, parecendo ser uma verdade, mas que, muitas vezes, infelizmente, acaba sendo uma mentira".

O presidente da ARI, jornalista José Nunes, falará sobre a campanha "O Direito e o Dever de Duvidar", enquanto a apresentação da presidenta da secção serrana será "Combate à desinformação: o papel da imprensa".

Candidatos também estão convidados

Para a realização do seminário, a ARI Serra Gaúcha tem a parceria do Cartório Eleitoral de Caxias do Sul, com painelista da instituição representando o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS). Chefe de cartório em Caxias do Sul, Edson Borowski palestrará sobre "Ferramentas da Justiça Eleitoral para combate à desinformação".

Também foram convidados para explanar a respeito do compromisso que possuem em relação ao combate às fake news os candidatos e a candidata à prefeitura de Caxias do Sul Adiló Didomenico (PSDB), Denise Pessôa (PT), Felipe Gremelmaier (MDB) e Mauricio Scalco (PL).

Informações sobre o seminário estão disponíveis pelo endereço eletrônico, pelo site e pelas redes sociais da ARI Serra Gaúcha: e-mail: [email protected] | Site: www.ariserragaucha.com.br | Facebook: https://m.facebook.com/AriSerraGaucha/ | Instagram: @ariserragaucha


Edição: Katia Marko